Ipec: entrevistas ao JN não alteraram quadro eleitoral

Mesmo depois das entrevistas presidenciais no JN, cenário eleitoral se manteve estado na corrida ao Palácio do Planalto
- Anúncio -

Na última semana, o Jornal Nacional, da TV Globo, realizou uma série de entrevistas com os candidatos à presidência da república. As sabatinas bateram recordes de audiência e geraram muita repercussão nas redes sociais. Nas intenções de voto, porém, nada mudou. É o que aponta a nova pesquisa Ipec.

De acordo com o levantamento, o cenário segue estável em relação ao que se registrou antes das entrevistas. O ex-presidente Lula (PT), por exemplo, segue na liderança com os mesmos 44% que tinha registrado há uma semana. Já o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve nos mesmos 32% que registrara anteriormente.

Na parte de baixo do quadro, a pesquisa até registrou um pouco de movimento, mas pequeno. Ciro Gomes (PDT), oscilou de 6% para 7%, e Simone Tebet (MDB) saiu de 2% e foi para 3%. Analistas acreditam que ainda é cedo para falar de crescimento já que as elevações aconteceram dentro da chamada margem de erro.

A série de entrevistas com os candidatos aconteceu nos estúdios da TV Globo, no Rio de Janeiro. Bolsonaro foi o primeiro a dar a entrevista, ainda na segunda-feira (22). Logo depois, os jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos entrevistaram Ciro Gomes na terça (23), Lula na quinta (25) e Simone Tebet na sexta (26).

Além das sabatinas, a semana também foi marcada pelo início da campanha eleitoral na TV. Os candidatos começaram a fazer as inserções no meio da programação.

Pesquisa não pega debate

Existem algumas ponderações que precisam ser feitas sobre esta pesquisa Ipec. Oficialmente ela foi divulgada na segunda-feira (29), mas as perguntas foram colhidas entre os dias 26 e 28 de agosto, ou seja, antes da realização do debate da Band.

Este fato pode ser importante sobretudo para a análise dos números de Simone Tebet (MDB). Parte importante dos entrevistados ainda não tinha visto o desempenho da emedebista na entrevista do Jornal Nacional que aconteceu na sexta-feira (26).

Na próxima quinta-feira (1), o jornal Folha de São Paulo deverá divulgar juntamente com a TV Globo, os novos números da pesquisa Datafolha, este sim, um levantamento que será impactado por toda esta semana intensa de campanha.

As eleições presidenciais estão oficialmente marcadas para o próximo dia 2 de outubro. O país elegerá presidente, vice, senadores, governadores, vice-governadores, deputados federais, deputados estaduais e deputados distritais.

Para as próximas semanas, novos debates e entrevistas estão marcadas. A expectativa é que que mais repercussões aconteçam nas redes, nas ruas e também nas pesquisas.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis