Conheça 5 motivos que bloqueiam o seu benefício do INSS
Segurado precisa ficar atento para não ser surpreendido com o bloqueio do benefícioO INSS (Instituto do Seguro Social) pode a qualquer momento suspender o pagamento do seu benefício por vários motivos. Por isso você deve ficar atento para não levar um susto no dia em que irá receber o seu dinheiro.
Para que isso não ocorra com você é importante estar sempre em dia quanto a regulamentação e exigências do Instituto, garantindo assim o pagamento do seu benefício.
Nessa linha, para te ajudar a entender o que pode levar seu benefício a ser bloqueado, acompanhe a seguir cinco motivos que levam a essa situação. Confira!
1 -Se recusar a realizar a reabilitação do INSS
A Reabilitação profissional do Instituto Nacional do Seguro Social visa ofertar aos segurados aposentados por incapacidade a readaptação para retorno das atividades laborais no mercado de trabalho.
Esse procedimento é realizado quando o Instituto identifica que o aposentado por invalidez tem capacidade futura de retornar a desempenhar atividades laborais. Desta forma, é fornecido pelo INSS meios para que o cidadão possa ser reeducado laboralmente.
No entanto, quando o beneficiário se nega a realizar o processo de reabilitação é possível que o Instituto suspenda o benefício, até que o segurado realize o procedimento.
2 – Quando o beneficiário é preso
Quando o segurado do INSS é preso e recebe o benefício por incapacidade temporária do Instituto o mesmo tem seu benefício suspenso imediatamente.
No entanto, quando esse segurado é solto o Instituto Nacional do Seguro Social retoma os pagamentos do benefício ao segurado.
3 – Não realizar a perícia médica do Instituto
A perícia médica é obrigatória quando falamos de benefícios por incapacidade, seja ela temporária ou não. O aposentado por invalidez pode ser solicitado a qualquer hora.
Deve ser feita a avaliação de suas condições referentes ao seu afastamento de atividades laborais, ou em situações onde a aposentadoria for liberada administrativa ou judicialmente.
Se o segurado deixar de realizar essa perícia quando convocado pelo Instituto é possível que o mesmo tenha seu benefício suspenso até regularizar sua situação.
Essa situação é chamada pente-fino do INSS. Ela se aplica nos benefícios por incapacidade, ou seja, tanto o auxílio-doença quanto a aposentadoria por invalidez.
4 – Benefício concedido com irregularidade
Para que o Instituto possa apurar situações onde ocorreram erros o INSS tem um programa permanente para realizar a revisão na liberação dos seus benefícios que é feita anualmente na procura de possíveis irregularidades.
Embora pareça difícil de ocorrer, benefícios liberados com erros podem ser mais recorrentes do que se espera, isso ocorre quando o segurado recebe seu benefício com algum erro como, por exemplo, um valor maior do que possui de fato direito.
5 – Não atualizar o Cadastro Único
A falta de atualização do CadÚnico pode suspender o pagamento do BPC/ LOAS. Porém, o entendimento dos tribunais é de que o INSS só poderá cortar o benefício se enviar carta notificando o beneficiário do BPC.
O que fazer quando o benefício é suspenso?
Se você não conseguir ter o seu benefício de volta, precisará de ajuda de um bom advogado especialista nas regras da Previdência Social.