Como evitar que o seu CNPJ ou CPF seja negativado
Aprenda como evitar que o CNPJ da sua empresa ou o seu CPF seja negativado, acompanhe este artigo e se informe.Milhões de cidadãos têm seu nome negativado, ou seja, não conseguem pagar suas dívidas e acabam tendo o nome colocado em órgãos como SPC e o Serasa, desta forma, o cidadão não consegue crédito em lugar nenhum.
Isso pode acontecer por diversos motivos: crise econômica, desemprego que atingiu a casa de muitos brasileiros e, por consequência, fez as contas se acumularem.
Fatura do cartão de crédito que não foi paga dentro da data prevista, uma prestação da geladeira nova que você deixou passar ou a mensalidade da faculdade e pronto, lá está você na lista dos inadimplentes.
Além de te colocar na lista de nomes sujos, esses débitos atrasados podem trazer uma série de outras dificuldades no seu dia a dia como dificuldade na concessão de crédito, empréstimos ou financiamentos, por exemplo. Os bancos também podem cancelar o cheque especial e até suspender a entrega de talão de cheques.
Então, se você descobriu que tem uma dívida, a primeira coisa é buscar a instituição credora e tentar negociar e pagar esse valor.
Por isso, tão importante quanto ter consciência da sua situação, aprender o passo a passo e se organizar para sair dessa situação, é fazer um planejamento financeiro, controlar seus gastos e renegociar ou quitar as dívidas para sair dessa o mais rápido possível.
Aprenda como evitar que o seu CNPJ ou CPF seja negativado
Segundo informações da Serasa, mais 62 milhões de cidadãos possuíam o nome negativado no Brasil em dezembro de 2021. Esses números são surpreendentes, pois o cidadão com nome sujo fica limado, não consegue empréstimos, cartões e nem financiamentos.
O primeiro passo, é consultar o seu CPF e estar ciente dos débitos abertos em seu nome. Isto pode ser feito de diversas formas, as mais populares, é acessando as seguintes páginas: Serasa, Cadastro Positivo do SPC Brasil e Quite já.
Feito isso, existem algumas dicas sobre atitudes que quando tomadas ao “pé da letra” irão lhe ajudar a limpar o seu nome e garantir uma boa gestão financeira. Confira:
- Primordialmente, renegocie suas dívidas. Em geral, as instituições devedoras estão sempre abertas a um acordo;
- Controle seus gastos e não comprometa mais que 80% de sua renda em dívidas. Faça anotações sobre boletos, contas e dívidas em aberto;
- Pague suas contas em dia. Esta parece óbvia, mas além de manter seu nome limpo, respeitar os prazos mensais aumentam seu score;
- Evite gastos desnecessários. Procure manter somente o que cabe no seu bolso, se preciso cancele alguns “luxos”, como planos de celular, serviços de streaming, dentre outras mensalidades;
- Atualize suas informações junto ao Serasa, SPC ou Boa Vista. Tal atitude cria uma boa reputação no mercado.