Trabalhador pode antecipar o 13° salário. Veja como.

Contudo há a desvantagem, pois há cobrança de juros. Entenda
- Anúncio -

O adiantamento do 13° salário é um direito concedido a todos os trabalhadores que possuem carteira assinada. Porém, a primeira parcela pode ser antecipada pelas empresas, paga junto com as férias ou em outro período. E no caso das férias, a empresa não pode negar o pagamento.

Mas, você sabia que pode pedir um adiantamento deste benefício? 

Dessa forma, a partir de quinze dias de trabalho, o funcionário já possui direito a esse benefício. No entanto, o valor é proporcional ao tempo de serviço.

De acordo com a lei, a primeira parcela do 13º deve ser paga entre fevereiro e o último dia útil de novembro , mas cada empresa adota a sua melhor época.

Contudo, a maior parte das empresas prefere realizar esse pagamento ao final do segundo semestre. Já a segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga em dezembro.

Como funciona o adiantamento do 13°?

Antecipar o seu décimo terceiro é como fazer um empréstimo: o banco, ou instituição financeira, te empresta antecipadamente o valor de seu décimo terceiro e você o devolve pagando juros.

Normalmente, o débito do empréstimo é feito somente em dezembro, quando o trabalhador de fato recebe o benefício.

Quem pode pedir o adiantamento do décimo terceiro?

A primeira parcela pode ser antecipada pelas empresas, paga junto com as férias ou em outro período. E no caso das férias, a empresa não pode negar o pagamento.

Na maioria das vezes não acontece o adiantamento compulsório, com o empregador decidindo fazer o pagamento antecipado.

Mas, pode existir uma negociação com setores e áreas da empresa. Assim, o dinheiro adicional previsto em lei é pago antecipadamente.

Quando é possível pedir o adiantamento do 13°?

É como se o banco estivesse fazendo um empréstimo para o trabalhador. Isso significa que haverá cobrança de juros pré-fixados de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Assim, o contratante pode antecipar a quantia do seu 13º entre R$ 500 e R$ 20 mil, conforme o valor do seu abono.

Neste caso, o banco cobrará o dinheiro que antecipou do 13º salário, na data em que o benefício é pago, até 330 dias. Isto é, quando o pagamento do benefício é depositado na conta salário.

Vantagens e desvantagens do adiantamento do 13°?

Existem algumas vantagens e desvantagens de aplicar o adiantamento do décimo terceiro em sua empresa. 

As principais vantagens são:

  • O aumento do poder aquisitivo do colaborador e de sua família, assim ao longo do ano, impacta de forma positiva no ambiente de trabalho e no resultado final para a empresa.
  • Diluir a saída do valor também é outro ponto positivo para as empresas. Dessa forma, é possível liberar o 13° aos poucos, em um mês que isso não irá afetar tanto o fluxo de caixa.
  • Para o trabalhador é uma ajuda no orçamento em caso de pagamento de algum débito. Afinal, a grana tá curta para a grande maioria das famílias brasileiras.

No entanto, existe a desvantagem. 

  • Essa tal “antecipação” é, na verdade, um empréstimo, e o trabalhador vai pagar juros por ele. E é preciso prestar atenção nas taxas, porque elas variam muito. 

Como solicitar a antecipação do 13°?

Alguns bancos permitem que o trabalhador que possui conta salário peça a antecipação do 13º salário. No caso da Caixa Econômica Federal, basta acessar o aplicativo do banco (disponível para Android e iOS) ou ir a uma agência da Caixa. Para evitar fraudes ou golpes, peça a contratação do crédito pelos canais oficiais da instituição financeira.

O banco sempre alerta que não envia mensagem no e-mail, Whatsapp ou SMS com link sem a solicitação do cliente. Nem mesmo manda motoboy para a casa do usuário para retirar o cartão. 

Além disso, o banco não solicita transferência ou qualquer tipo de pagamento em nome de terceiros.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis