sexta-feira,
21 de novembro de 2025

Benefício do INSS; decisão judicial promete facilitar a rapidez na concessão do pedido

Na última sexta-feira (9) uma decisão judicial do Conselho Nacional de Justiça promete tornar mais rápida a liberação de benefício do INSS.

- Anúncio -

Na última sexta-feira (9) uma decisão judicial do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) promete tornar mais rápida a liberação de benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A medida consta na Portaria PRES/INSS nº 1.490 e afirma que, a partir de 1º de outubro deste ano, o recebimento e atendimento das demandas judiciais sobre a implantação de benefícios deve ser feita de forma automática, ou seja, por meio de recursos digitais. Vale lembrar que a decisão tem validade para todo o território nacional.

 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Como funciona o processo judicial para a liberação de benefício do INSS?

Atualmente a liberação de benefício do INSS acaba por ser muito longa. Depois que a justiça decide a favor do requerente ao benefício, até a decisão chegar ao INSS e este, efetivamente, liberar o benefício, o tempo pode chegar a nove meses. Ao menos essa é a média em que quem entrou com ação judicial tem que esperar.

O que dificultava a liberação dos benefícios eram os trâmites de documentos entre a Justiça e o INSS; o processo é manual. Na prática, quando o juiz solicitava o documento ou emitia uma decisão, tinha que esperar o funcionário atender, enviar o documento ou efetivamente a decisão chegar ao próprio INSS.

Veja também como ficará o valor dos benefícios do INSS para 2023

 

O que vai mudar com a implementação do novo sistema

Com a implementação do novo sistema do CNJ, todo o judiciário brasileiro poderá ter acesso automático a qualquer informação previdenciária que precisar, sem precisar recorrer aos funcionários do INSS.

Entre os documentos estão o processo administrativo, os dossiês médicos, a ordem de pagamento. Neste último caso, então, a sentença chegará imediatamente ao próprio INSS que terá que cumprir a decisão judicial imediatamente.

Além de agilizar o processo de liberação de benefícios, a automatização permitirá que os próprios servidores do INSS possam atuar em outras atividades; a desburocratização de alguns processos que podem ser informatizados permitirá a otimização do serviço.

Quais benefícios serão contemplados pelo novo modelo?

Nem todos os benefícios do INSS serão contemplados. A medida legal vale os Benefícios de Prestação Continuada, conhecidos como BPC – LOAS, e também para o Benefício por Incapacidade Permanente do segurado especial.

A rapidez do sistema, digital e pela internet, permitirá que a implantação da liberação de benefício ocorra em um minuto aproximadamente, já que a informação para os autores, magistrados e advogados será instantânea.

 

E aí, esta matéria lhe ajudou? Gostou das informações? Compartilhe com seus amigos e familiares.

Compartilhe:

Lucy Tamborino
Lucy Tamborino
Sou redatora estratégica com quase 10 anos de experiência, focada em traduzir informações complexas em narrativas impactantes que geram resultados reais. Desenvolvo conteúdos especializados, além de materiais como e-books para geração e conversão de leads. Também participei de coberturas jornalísticas em eventos médicos, acompanhando aulas e realizando entrevistas com palestrantes e visitantes.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana