Auxílio Brasil vai pagar 13º em outubro? Veja o que diz o Governo

Governo Federal anunciou que deve pagar 13º salário para usuários do Auxílio Brasil. Contudo, proposta possui algumas nuances

O Governo Federal retomou nesta semana os pagamentos do seu Auxílio Brasil. Em outubro, o benefício social está sendo pago para mais de 21 milhões de pessoas. Nesta quinta-feira (13), por exemplo, os repasses estão acontecendo para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 2.

Especificamente neste mês de outubro, há uma certa confusão envolvendo os pagamentos do 13º do programa social. Parte dos usuários estão questionando se existe a possibilidade de receber o adicional dobrado já nesta próxima liberação. Contudo, o poder executivo não tem planos de fazer este repasse agora.

A confusão acontece porque o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu prometer o pagamento do 13º do Auxílio Brasil. A promessa foi feita momentos antes das liberações de outubro do programa. Entretanto, o fato é que a indicação do presidente não é liberar o saldo adicional agora.

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a proposta de 13º do Auxílio Brasil é fazer o pagamento dobrado apenas nos finais de cada ano. Como estamos em outubro, não há nada previsto para agora. Além disso, Bolsonaro também já indicou que só vai conseguir bancar o bônus de natal a partir de 2023.

Desta forma, o que dá para adiantar é que não há previsão de pagamentos para outubro e nem mesmo para dezembro deste ano. O 13º salário do Auxílio Brasil é apenas uma promessa que ainda não foi oficializada. Mesmo que vire lei, ela só teria força de sair do papel a partir do final do próximo ano.

Destaques sobre *** por e-mail

Bolsonaro e o 13º do Auxílio

Em entrevista recente, Bolsonaro disse que o 13º do Auxílio Brasil estava garantido. Conforme a fala do presidente, ele já teria acertado os pontos com os seus ministros e com alguns membros do poder legislativo.

“Por conta da Lei Eleitoral, você não pode tratar desse assunto agora, foi proibido pela Lei Eleitoral. A partir do ano que vem, 13º para o Auxílio Brasil”, disse ele.

“Além de ajudar as pessoas mais pobres, ajuda a receita de municípios e do próprio estado. Eu ouso dizer que o que ajudou o estado a não colapsar foi o Auxílio”, disse o candidato durante coletiva.

“Está acertado, só para as mulheres, 17 milhões a partir do ano que vem. E o Auxílio Brasil de R$ 600 está garantido para todo o nosso governo, isso foi acertado com o Paulo Guedes”, disse ele.

“Recursos já sabemos de onde virão. No momento, está garantido R$ 600 por lei. E os extras nós vamos manter esse valor a partir do ano que vem já garantido, temos fonte para garantir”, completou ele.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis