INSS: ligação de celular para a central 135 será gratuita a partir de 2023
Ministério do Trabalho e Previdência abre licitação para empresa colocar este serviço em práticaNo início do próximo ano, quem ligar de um celular para a central 135 do INSS não terá mais cobrança de tarifa. Ao menos essa é a intenção do Ministério do Trabalho e Previdência.
De acordo com o que a publicação no Diário Oficial da última sexta-feira, dia 21, o Ministério abre uma licitação para contratação de uma empresa. Esta irá viabilizar a gratuidade das ligações feitas para a Central 135 oriundas de celular.
Atualmente, são gratuitas apenas as ligações feitas por telefone fixo. Quem liga para o 135 usando um celular, paga o preço de uma ligação local.
Dessa forma, a intenção é que essas ligações também sejam gratuitas, explica o Ministério do Trabalho e Previdência.
Conforme previsto no edital, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagará apenas o que realmente utilizar na franquia contratada. A abertura da licitação está prevista para acontecer no dia 16 de novembro
Valores
De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Previdência, o valor máximo estimado da contratação é R$ 43 milhões para um contrato de 12 meses, mas espera-se que este valor seja reduzido durante a licitação.
Nesse sentido, a medida deve atingir 172 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE de 2018/2019. A previsão é que o novo serviço gratuito seja disponibilizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, dependendo da conclusão da licitação e instalação da infraestrutura necessária pela empresa vencedora do certame.
O que é a central 135 do INSS?
A Central de Atendimento 135 tem o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS. É um canal de atendimento por telefone que funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília.
Atualmente, por ser considerado um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas, a partir de telefones fixos para o número 135, são gratuitas. Contudo, a partir do celular há a cobrança da tarifa de custo de uma ligação local. E é exatamente isso que o Ministério da Previdência quer mudar.