Receita abre novo lote de consulta ao Imposto de Renda
Segundo informações oficiais, mais de 470 mil contribuintes serão contemplados com os valores, que atenderão prioritários e também não prioritáriosA Receita Federal abriu oficialmente às 10h desta segunda-feira (24), a consulta a mais um lote de restituição do Imposto de Renda. Tratam-se dos chamados lotes residuais. São aqueles que contemplam pessoas que caíram na malha fina, não receberam os saldos nas datas regulares, mas depois regularizaram suas pendências.
Vale lembrar que nesta segunda-feira (24), nenhum depósito está sendo realizado. Os cidadãos estão podendo apenas realizar as suas consultas para saber se poderão receber o saldo. A ideia da Receita Federal é realizar o depósito apenas no dia 31 de outubro, isto é, daqui a exatamente uma semana.
Ao todo, estima-se que mais de 471 mil contribuintes poderão sacar os saldos com diferentes valores para cada um. A Caixa está liberando um valor total de R$ 800 milhões. Deste montante, mais de R$ 269 milhões estão indo para os contribuintes com prioridade legal, e o que sobra vai para os chamados não prioritários.
Poderão receber o saldo:
- 6.483 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 54.365 entre 60 e 79 anos;
- 5.516 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 23.070 cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 382.013 não prioritários.
Segundo as informações da Receita Federal, o cidadão que for selecionado não precisa se preocupar com a questão da conta para depósito. Em regra geral, eles enviam o dinheiro no dia do depósito para a conta que o trabalhador informou durante o processo de declaração do Imposto de Renda.
Como consultar o lote do imposto de renda?
Não é necessário sair de casa para conferir se você é uma das pessoas que poderão receber o lote extra da restituição do Imposto de Renda. Através do site da Receita Federal na internet, o cidadão consegue confirmar esta informação.
Na página oficial, basta clicar na opção Meu Imposto de Renda. Logo depois, vá para Consultar a Restituição. A partir daí, o indivíduo poderá escolher entre fazer uma consulta simples ou uma consulta completa.
O cidadão também pode seguir este passo a passo diretamente no aplicativo oficial da Receita Federal, que está disponível gratuitamente para download em celulares e tablets.
Como dito, o depósito do saldo acontece naturalmente na conta que o cidadão registrou no momento da declaração do Imposto de Renda. A partir da data do recebimento, o indivíduo tem um prazo de 1 ano para realizar alguma movimentação.
Depois de um ano, o Governo poderá reter o dinheiro do cidadão que não movimentou nada. Depois deste prazo, o cidadão poderá recuperar o dinheiro fazendo um requerimento pelo Portal e-CAC, também dentro do site oficial da Receita Federal.