quarta-feira,
22 de outubro de 2025

Prova de vida digital é liberada para ESTES órgãos públicos. Veja aqui.

A comprovação de vida anual é obrigatória e por meio de reconhecimento facial do aplicativo Gov.br.

- Anúncio -

Essencial para a manutenção dos benefícios da previdência social, a prova de vida é utilizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para controlar a liberação das aposentadorias e pensões.

Assim, o governo federal informou que já está disponível a prova de vida digital para servidores públicos aposentados e pensionistas do Ministério Público Federal (MPF), do Tribunal de Contas da União (TCU), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região (Brasília e Tocantins) e do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O que é a prova de vida? 

Em suma, a prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório para todos os segurados do INSS que recebem o pagamento por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. 

Os segurados precisam comprovar que estão vivos e, portanto, podem continuar recebendo os valores do INSS.

Procedimento liberado a órgãos públicos

O recadastramento é obrigatório e anual, podendo ser feito por meio de reconhecimento facial no aplicativo Gov.br. A prova de vida digital está sendo liberada gradativamente para órgãos públicos.

O governo federal lembra que o serviço digital é seguro e traz maior comodidade ao cidadão, que não precisa comparecer ao órgão para realizar a comprovação de vida, procedimento necessário para evitar fraudes e pagamentos indevidos do benefício de aposentadoria ou pensão. 

Assim, no aplicativo Gov.br, a prova de vida está disponível na aba “serviços”. A consulta também pode ocorrer no histórico de realizações de recadastramento anuais, de acordo com a determinação do órgão de origem.

Além do MPF e dos tribunais, a prova de vida digital pelo Gov.br ocorre, também, em outros órgãos e entidades fora do Executivo Federal. 

Entre eles, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), os estados de Goiás e da Bahia, a prefeitura de Recife, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. 

Como fazer a prova de vida pelo Gov.br?

A Prova de Vida digital ocorre no aplicativo gov.br através do reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. Para isso, siga as orientações abaixo:

  1. Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
  2. Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
  3. Após logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
  4. Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
  5. Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
  6. Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
  7. Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
  8. Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”;
  9. Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias