FGTS-aniversário: mais um grupo ganha liberação de saldo
Mais um grupo de trabalhadores ganhou o direito de sacar parte dos valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Veja detalhesMais um grupo de trabalhadores ganhou o direito de receber mais uma rodada de pagamentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Tratam-se dos usuários que nasceram no mês de novembro, e que optaram pela modalidade do saque-aniversário. O dinheiro está disponível desde o último dia 1 de novembro.
Existe um prazo para a movimentação desta quantia. Segundo as informações oficias, os cidadãos que nasceram em novembro, podem usar o dinheiro depositado até o dia 31 de janeiro. Isso porque as liberações ficam disponíveis por um período de três meses, até que o saldo volte a ser retido.
Neste sentido, vale lembrar que as pessoas que nasceram nos meses de setembro ainda podem movimentar o saldo até o final deste mês de novembro. Quem nasceu em outubro, ainda pode movimentar o dinheiro até o final do mês de dezembro. E como dito, quem nasceu em novembro, pode movimentar até 31 de janeiro.
Nem todos os trabalhadores que nasceram em novembro podem movimentar o dinheiro nesta modalidade. Como dito, é preciso optar pelo sistema de saque-aniversário. Trata-se do depósito que é feito sempre a partir do mês de aniversário de cada cidadão. A outra opção é o saque-rescisão.
No saque-rescisão, o indivíduo recebe o saldo apenas no momento em que ele sofre uma demissão sem justa causa. Quem opta pelo sistema de saque-aniversário, não terá o direito de retirar nada quando sofrer uma demissão sem justa causa, a não ser a multa de 40% sobre o FGTS. Este adicional não muda.
O FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nada mais é do que um saldo que os trabalhadores formais têm direito. Todos os meses, o empregador precisa depositar uma parte deste valor na conta do trabalhador.
O empregado pode usar o dinheiro em situações específicas, como em uma demissão sem justa causa, ou para financiar uma casa, por exemplo. Este ano, o Governo Federal também optou por liberar o saldo de R$ 1 mil de maneira extraordinária para quem quisesse pegar o dinheiro.
Não é necessário se deslocar até uma agência da Caixa Econômica Federal para conseguir pegar o dinheiro do FGTS, seja ele no sistema de saque-aniversário ou não.
O cidadão pode usar simplesmente o app do FGTS para transferir o seu saldo para a sua conta. Contudo, esta transferência costuma demorar algo em torno de cinco dias úteis para acontecer. Em caso de dúvidas específicas, o trabalhador deve entrar em contato com o seu empregador ou mesmo com a Caixa Econômica Federal através dos seus canais oficiais.