INSS: 45 mil segurados serão chamados em Operação Pente Fino

Benefícios por Incapacidade são o alvo principal dessa operação. Entenda

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai chamar 45 mil segurados que recebem benefícios por incapacidade para passar por um pente-fino em todo país.

Desse modo, estão na mira auxílios por incapacidade temporária e aposentadorias por incapacidade permanente que estão em processo de reabilitação com data do benefício vencida ou próxima do vencimento. 

A medida está na Portaria 1.514  publicada no último dia 1° no Diário Oficial da União (DOU). Dessa forma, a convocação será feita por carta ou e-mail. Por isso, é sempre bom os segurados ter  os seus dados em atualização como: endereço, telefone e e-mail. O INSS não informou a data de início do programa.

Perícia médica

Ao receber convocação, os segurados deverão passar por perícia médica. Quando acontecer da fila da perícia estiver acima de seis meses, o INSS abrirá um procedimento interno com orientações de como marcar o exame sem a perda do benefício.

Destaques sobre *** por e-mail

Assim, o texto também diz que ao ser convocado, o segurado deverá fazer o agendamento para passar por perícia médica. Quem não fizer o agendamento poderá perder o benefício. 

Todavia, também poderá acontecer o bloqueio do benefício e em seguida ser cortado. Durante o exame a pessoa deverá comprovar a sua incapacidade, neste caso, ela deverá levar atestados, laudos, exames, entre outros.

Informações no atestado ou laudo médico

Ao levar os laudos médicos, estes devem conter as seguintes informações:

  • nome completo do requerente; 
  • data da emissão do documento (que não poderá ser superior a 30 dias da data de entrada do requerimento); 
  • informações sobre a doença ou CID; 
  • assinatura e carimbo do profissional com o registro do conselho de classe (que pode ser eletrônico, desde que respeitados os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente); 
  • data de início e prazo estimado do afastamento.

Não esqueça de lavar também receitas, exames recentes e outros documentos médicos que comprovem a incapacidade para o trabalho. 

Marcação de exame

Quem for convocado pelo INSS para passar pelo pente-fino deverá fazer o agendamento para a realização da perícia médica pelo Meu INSS, site ou aplicativo para celular. Também é possível ligar para o número da central de atendimento, 135 (de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h).

Para aquelas pessoas que não estão em condições de ir a um posto do INSS pode solicitar a perícia em casa ou no hospital, em caso de internação. Basta ligar para a central 135.

Agendar pelo aplicativo

  • Faça login no Meu INSS;
  • Clique em “Do que você precisa?”, escreva “Agendar Perícia” e, em seguida, em “Novo Requerimento”;
  • Escolha entre “Perícia Inicial”, se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação”, se já estiver em benefício;
  • Siga as orientações que aparecem na tela;
  • Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis