Pix bate novo recorde no Brasil. Veja detalhes
Dados do Banco Central (BC) mostram que o sistema do Pix bateu um novo recorde no Brasil nesta quarta-feira (30). Veja os números divulgados oficialmenteNesta quarta-feira (30), o Pix bateu o seu recorde de transações em um único dia. Dados do Banco Central (BC) mostram que mais de 99,4 milhões de transações foram feitas durante as 24 horas do dia. O recorde acontece justamente no data que estabeleceu o final do prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º salário.
“O alcance da nova marca coincidiu com o último dia para o pagamento da primeira parcela do 13° salário”, afirmou o Banco Central (BC) por meio de uma nota. O recorde anterior tinha sido batido no último dia 7 de outubro, quando 93 milhões de transações tinham sido oficialmente feitas em 24 horas.
No último mês de setembro, o sistema do Pix atingiu a marca de R$ 1 trilhão usados em transações pelo país em um intervalo de apenas um mês. Ao todo, estima-se que existam mais de 127 milhões de chaves registradas em nomes de pessoas físicas. Além disso, existem mais de 10,5 milhões de chaves para empresas.
O BC indica que o Pix foi o maior responsável pelo crescimento anual de 40% das transações financeiras do país em 2021. Vale lembrar que este sistema é relativamente novo, e começou a funcionar no país ainda em 2020. De lá até aqui, este procedimento já é considerado o mais usado pelos brasileiros em suas transações.
Estima-se que o Pix tenha correspondido a 60% de todos os pagamentos efetuados por cidadãos durante todo o ano passado. Foi justamente neste contexto que o Banco Central anunciou uma série de novas mudanças no sistema. Abaixo, você pode conferir algumas delas.
Mudanças no sistema do Pix
O BC anunciou uma série de medidas sobre o Pix nesta semana. Uma delas fala sobre a questão do uso do sistema no horário noturno. O Banco Central definiu que cada instituição financeira pode realizar a sua própria customização em relação às regras de transferências no horário da noite.
“Essa medida tem como objetivo adequar os limites usualmente disponibilizados nos caixas eletrônicos para saques tradicionais. Assim, com o PIX Saque, os usuários terão acesso ao serviço com condições similares às do saque tradicional”, diz a nota do BC.
Sobre os limites, o BC determinou que os bancos não serão mais obrigados a impor um limite de valor para cada transação. De toda forma, a obrigação de definir um limite de tempo seguirá valendo.
Tais regras não começam a valer agora, mas apenas a partir do dia 2 de janeiro de 2o23. Assim, as instituições financeiras terão um intervalo de tempo para que possam se adequar ao novo sistema.