19 planos de saúde são suspensos pela ANS devido a reclamações
A suspensão tem validade de três meses para que se adequarem às normasA ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou uma lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial. A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores.
A proibição da venda começa a valer em 22 de dezembro. De acordo com a ANS, 387.894 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado do monitoramento.
Portanto, quem já faz parte destes planos permanece com seus atendimentos garantidos.
Segundo a Agência Nacional de Saúde, 19 planos serão suspensos temporariamente após o recebimento total de 45.515 reclamações no período de 1º de julho a 30 de setembro deste ano. A suspensão tem validade de três meses para as empresas se adequarem às normas requisitadas.
A medida gerencia o atendimento fornecido por planos de saúde, e auxilia na proteção dos direitos dos consumidores. Na mesma leva, foram liberados 46 serviços que estavam suspensos até então.
Os clientes que desejarem realizar alguma reclamação contra as operadoras podem acessar o portal exclusivo para denúncias, ou telefonar para o número 0800-701-9656.
Planos suspensos pela ANS
- Univida empresarial III – apto
- Novo Univida I – apto
- Nacional adesão pós-enf
- Unimed Personal Quarto Coletivo
- Unimed Personal Quarto Coletivo 2
- Unimed Beta 2 Dental PPE
- Unimed Alfa 2
- Unimed Beta 2
- Unimed Delta 2
- Unimed Personal Quarto Coletivo 2
- Unimed Alfa 2
- Unimed Delta 2
- Unimed Ômega Plus
- UniPart Delta 2
- Unimed Alfa 2 Ad
- Unimed Delta 2 Rubi
- Santaris Classic I
No site da ANS, os usuários de planos de saúde podem verificar o histórico das operadoras, conferindo os planos suspensos ou reativados em cada ciclo de monitoramento.
O cliente que se sentir lesado por algum dos planos citados, deve imediatamente entrar em contato com a ANS no número mencionado acima e reivindicar seus direitos.