Como emitir o extrato mensal do MEI
No documento constam a comprovação de que o negócio está em conformidade com a leiMensalmente o Microempreendedor Individual (MEI) precisa fazer o pagamento de seus impostos por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Isso garante a regularidade do seu empreendimento junto ao Fisco, porém, em certas situações poderá ser solicitado que o empreendedor faça a comprovação da situação fiscal da empresa.
Isso costuma acontecer durante o pedido de abertura de uma conta, a contratação de serviços, além da realização de uma operação bancária, dentre outros momentos.
Nesta hora, muitas pessoas – principalmente aquelas que estão começando seu empreendimento, costumam ter dúvidas sobre qual documento utilizar para comprovar as informações do seu negócio e demonstrar que está tudo em ordem.
Por isso, veja a seguir como emitir o extrato MEI. Acompanhe!
Emissão do Extrato MEI
Veja um passo a passo para que você possa emitir o seu extrato MEI.
Tenha em mãos documentos como CNPJ; CPF e Código de acesso.
Para você ter acesso ao extrato, se lembre do processo para fazer a emissão do seu DAS, por meio do site do Simples Nacional e, então, siga os seguintes passos:
- No topo da tela, clique na opção SIMEI;
- Irá aparecer uma tela de Todos os Serviços, então escolha a aba Cálculo e Declaração;
- Quando aparecer a opção PGMEI (Programa Gerador do DAS para o MEI), escolha o Código de Acesso, ou em CPF-CNPJ caso tenha Certificado Digital;
- Se o acesso for realizado sem certificado, é preciso que você informe dados como CNPJ, CPF do Responsável e Código de Acesso;
- Depois, escolha a opção “Consulta Extrato/Pendências” e, por fim, clique em “Consulta Extrato”;
- Será necessário escolher ainda o ano que tiver as informações de seu interesse, assim, aparecerá o extrato DAS MEI e você poderá imprimir o arquivo contendo as informações solicitadas. Além disso, você tem a opção de enviar o documento de forma digital.