Funcionários reclamam de atrasos no 13º salário

Em regra geral, segunda parcela do 13º salário deveria ter sido paga até o último dia 20 de dezembro. Contudo, vários funcionaram dizem que não receberam nada
- Anúncio -

Funcionários da Prefeitura de Cuiabá (MT) afirmam que não receberam a segunda parcela do 13º salário dentro do prazo estabelecido em lei. Segundo as regras gerais, este montante deveria ter sido depositado até o último dia 20 de dezembro. Até aqui, eles afirmam que não receberam nada.

Em entrevistas, os servidores da prefeitura afirmaram que a gestão chegou a garantir que mesmo que o dinheiro não fosse depositado até o dia 20, o pagamento seria feito até a sexta-feira (23), ou seja, até antes do natal. Contudo, este movimento não aconteceu, e o saldo ainda não caiu na conta destes cidadãos.

Em nota, a gestão municipal afirmou que conseguiu pagar a folha do 13º salário na sexta-feira (23) apenas para os aposentados e pensionistas da cidade. A prefeitura também disse que pagou o adicional de final de ano ainda no dia 20 de dezembro para os servidores efetivos comissionados.

Sobre os trabalhadores contratados, a prefeitura ainda não deu uma data, o que acabou revoltando boa parte dos trabalhadores que atuam nesta área. Em entrevistas, eles afirmam em geral que estariam se sentindo desvalorizados, já que na prática eles trabalham da mesma forma.

“Estou me sentindo desvalorizada. Ele pagou os efetivos e esqueceu de nós, contratados. Somos contratados, sim, mas exercemos a função igual aos concursados. Merecemos respeito”, disse uma das servidoras que estão com o pagamento atrasado. Ela concedeu esta entrevista para o portal de notícias G1.

O 13º salário

O 13º salário é uma espécie de adicional de final de ano pago para as pessoas que atuam no mercado formal de trabalho. Empregados domésticos que possuem carteira assinada, bem como os aposentados e pensionistas também podem receber este adicional de final de ano.

Trabalhadores temporários, que atuaram apenas durante um período deste ano de 2022, também podem receber o adicional. Neste caso, o cidadão recebe o benefício com valor relativamente correspondente ao número de meses em que eles trabalharam neste determinado ano.

Para saber quanto você vai receber no 13º salário, basta pegar o valor do seu salário mensal e dividir pela quantidade de meses do ano, 12. Logo depois, basta pegar este resultado e multiplicar pela quantidade de meses em que você trabalhou neste ano. O resultado desta equação, é o valor do seu adicional.

Note que as leis trabalhistas indicam que o empregador tem o direito de escolher entre pagar todo este montante de uma só vez, ou dividir o saldo em duas parcelas. Em todos os casos, os depósitos não podem ultrapassar a marca do dia 20 de dezembro.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis