Como provar que trabalhei para o INSS sem ter registro?
Trabalhou sem registro em carteira? Veja as possibilidades existentesGrande parte dos trabalhadores têm dúvidas sobre este assunto. Muitas pessoas dizem que perdendo a carteira é possível recuperar os dados pela carteira digital, o que muitos não sabem é que não é tão simples assim.
É certo que o INSS tem alguns arquivos de todo trabalhador brasileiro. Porém, caso você precise requerer algum benefício futuramente e faltar dados no INSS, provavelmente se você não tiver como provar, a chance do seu benefício receber um “não” é grande. Isso porque não cabe ao INSS juntar todas as provas, isso é de responsabilidade do segurado.
Como comprovar tempo de contribuição para o INSS?
O que muitos não sabem, é que o próprio trabalhador pode calcular a sua contribuição para o INSS, ele poderá fazer isso pela internet sem precisar ir até uma agência do INSS.
A emissão da guia de recolhimento para um mês específico ou para um período. Isso desde que esteja dentro dos últimos 5 anos.
Para isso, basta acessar o site inss.gov.br, clicar em Guia da previdência Social e em seguida “Calcular Guia/carnê”. Depois disso você será direcionado para o site da Receita Federal. Ali deve ser informado sua categoria de contribuinte e o número de identificação do trabalhador ou PIS.
Como resgatar os registros?
Este é o tópico mais importante, pois é através desses registros que você vai comprovar os lugares onde trabalhou, o salário que recebia e o tempo de trabalho.
Todas essas informações são necessárias para o cálculo das contribuições do INSS ou FGTS.
Depois que o trabalhador fizer uma nova solicitação, é necessário que ele se dirija ate um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, levando os documentos que comprovem seus antigos cargos.
Quais documentos necessários para comprovar antigos cargos?
- Contracheques;
- Recibo de férias;
- Recibo de recolhimento do FGTS;
- Homologação;
- Comprovante de seguro-desemprego recebido.
Não tenho esses documentos, o que devo fazer?
Caso o trabalhador não tenha esses documentos citados, ele deve procurar as empresas em que já trabalhou. Precisa solicitar novos lançamentos em sua Carteira de Trabalho. Caso a empresa esteja fechada, o trabalhador precisa buscar contato com um agente da Superintendência Regional do Trabalho.