domingo,
2 de novembro de 2025

Governo vai usar Cadúnico como base do Luz Para Todos

Ministério do Desenvolvimento Social vai usar a base de dados do Cadúnico para selecionar os usuários para o retorno do programa Luz Para Todos

- Anúncio -

O Governo Federal está avaliando a possibilidade de retomar o programa Luz Para Todos, que ficou conhecido nos primeiros governos do PT no início dos anos 2000. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, a ideia é usar os dados do Cadúnico como base de seleção.

Nesta semana, o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT) se reuniu com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira para tratar sobre o assunto. Eles começaram a traçar as primeiras estratégias de funcionamento para o retorno deste projeto social.

“Planejamos uma estratégia para levar ao presidente Lula o casamento dos investimentos que aqui são feitos com o social. As equipes trabalharão de forma integrada em busca da meta de alcançar o objetivo do Luz Para Todos. São cerca de 450 mil famílias que precisam do programa”, disse Dias.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

“Vamos tirar famílias da lamparina, com alternativa de energia elétrica para variados usos. Levar dignidade aos lares brasileiros”, completou o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.

Já Silveira disse que esta é uma demanda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Aqui a busca é pelo grande resultado que o presidente Lula quer de todos nós, que é a inclusão social, melhorar a vida, combater a desigualdade social, a fome e a miséria.”

Trabalho com outros ministérios

Depois do encontro, o Ministro Wellington Dias disse que pretende discutir o assunto com uma série de outros ministérios, como a pasta responsável pelos direitos humanos, e pelos povos originários, por exemplo.

“MME e MDS trabalharão juntos e dialogando com empresas, investidores e agências reguladoras, para que as contrapartidas social e ambiental sejam focadas na população do Cadastro Único, tirando cada vez mais as pessoas do Mapa da Fome, da miséria e da pobreza pelo trabalho digno e empreendedorismo”, afirmou Wellington Dias.

“Queremos entender para onde vão os investimentos na área de energia, de gás, petróleo, minérios, para que possamos trabalhar um casamento com a formação de pessoas que estão no CadÚnico, para poder gerar oportunidades de emprego e/ou empreendedorismo”, disse o ministro

Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Normalmente, o poder executivo usa estes dados para decidir quem pode entrar em seus projetos sociais.

Embora a lista pertença ao Governo Federal, o fato é que o processo de seleção é de responsabilidade das prefeituras. Assim, o cidadão que deseja entrar a lista precisa contatar a sua gestão municipal para entender como o processo funciona no seu município.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana