Governo vai usar Cadúnico como base do Luz Para Todos
Ministério do Desenvolvimento Social vai usar a base de dados do Cadúnico para selecionar os usuários para o retorno do programa Luz Para TodosO Governo Federal está avaliando a possibilidade de retomar o programa Luz Para Todos, que ficou conhecido nos primeiros governos do PT no início dos anos 2000. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, a ideia é usar os dados do Cadúnico como base de seleção.
Nesta semana, o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT) se reuniu com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira para tratar sobre o assunto. Eles começaram a traçar as primeiras estratégias de funcionamento para o retorno deste projeto social.
“Planejamos uma estratégia para levar ao presidente Lula o casamento dos investimentos que aqui são feitos com o social. As equipes trabalharão de forma integrada em busca da meta de alcançar o objetivo do Luz Para Todos. São cerca de 450 mil famílias que precisam do programa”, disse Dias.
“Vamos tirar famílias da lamparina, com alternativa de energia elétrica para variados usos. Levar dignidade aos lares brasileiros”, completou o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Já Silveira disse que esta é uma demanda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Aqui a busca é pelo grande resultado que o presidente Lula quer de todos nós, que é a inclusão social, melhorar a vida, combater a desigualdade social, a fome e a miséria.”
Trabalho com outros ministérios
Depois do encontro, o Ministro Wellington Dias disse que pretende discutir o assunto com uma série de outros ministérios, como a pasta responsável pelos direitos humanos, e pelos povos originários, por exemplo.
“MME e MDS trabalharão juntos e dialogando com empresas, investidores e agências reguladoras, para que as contrapartidas social e ambiental sejam focadas na população do Cadastro Único, tirando cada vez mais as pessoas do Mapa da Fome, da miséria e da pobreza pelo trabalho digno e empreendedorismo”, afirmou Wellington Dias.
“Queremos entender para onde vão os investimentos na área de energia, de gás, petróleo, minérios, para que possamos trabalhar um casamento com a formação de pessoas que estão no CadÚnico, para poder gerar oportunidades de emprego e/ou empreendedorismo”, disse o ministro
Cadúnico
O Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Normalmente, o poder executivo usa estes dados para decidir quem pode entrar em seus projetos sociais.
Embora a lista pertença ao Governo Federal, o fato é que o processo de seleção é de responsabilidade das prefeituras. Assim, o cidadão que deseja entrar a lista precisa contatar a sua gestão municipal para entender como o processo funciona no seu município.