Auxílio-Gás: confira o calendário e a projeção de valores do programa

Embora não esteja sendo pago neste mês de janeiro, Auxílio-gás nacional já tem data para retorno e algumas projeções de valores. Entenda

Neste mês de janeiro, milhões de brasileiros se surpreenderam com o não pagamento do programa Auxílio-gás nacional. Contudo, não se trata de uma novidade. O projeto social tem caráter bimestral, e como um pagamento já foi feito em dezembro do ano passado, o próximo depósito deverá acontecer apenas em fevereiro.

O fato é que já é possível saber qual a data exata do retorno dos pagamentos. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, o Auxílio-gás nacional será retomado no dia 13 de fevereiro. Nem todas as pessoas poderão receber nesta data, já que estamos falando de um calendário escalonado.

O Auxílio-gás nacional usa basicamente o mesmo calendário do Bolsa Família. Assim, o cidadão deve se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo exatamente. Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe no dia 13 de fevereiro, já quem tem NIS final 2 recebe no dia 14 de feveriro.

Veja no calendário detalhado abaixo

  • Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).

Destaques sobre *** por e-mail

Os valores do Auxílio-gás

Além das datas, também já é possível fazer uma projeção dos valores dos pagamentos do Auxílio-gás nacional. O valor dos depósitos varia conforme o preço médio nacional do botijão de 13kg. Este valor ainda não foi definido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para o mês de fevereiro.

No final do ano passado, o Congresso Nacional estabeleceu que o valor do Auxílio-gás nacional deverá corresponder a 100% deste preço médio nacional do botijão. Mesmo que ainda não seja possível cravar um número, já é possível adiantar que o valor vai girar em torno dos R$ 100.

Trata-se, portanto, do mesmo patamar de pagamentos que estava sendo usado durante todo o segundo semestre do ano passado. Até aqui, não há nenhuma previsão de mudanças neste sentido. Em caso de alterações neste sistema, membros do novo Governo deverão divulgar as informações em breve.

Dados mais recentes do Ministério da Cidadania apontam que mais de 5,9 milhões de pessoas estão dentro da folha de pagamentos do Auxílio-gás nacional.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis