Como usar o Cadúnico para receber descontos na conta de luz
Parte dos usuários do Cadúnico ainda não sabem, mas podem receber um desconto na conta e luz através da Tarifa Social de Energia ElétricaVocê certamente já se surpreendeu com o valor da sua conta de energia no final do mês. Com os sucessivos aumentos nos últimos meses, muita gente procura criar hábitos para pagar menos nesta despesa. O que nem todo mundo sabe é que é possível usar o Cadúnico para conseguir o desconto.
O Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Embora a lista seja gerida pela União, o processo de entrada é de responsabilidade das prefeituras de cada cidade, de modo que a entrada acontece através da gestão municipal.
Quem faz parte do Cadúnico e cumpre alguns requisitos básicos pode ter direito a Tarifa Social de Energia Elétrica. Este programa existe desde 2002 para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social no processo de pagamento das contas. Os descontos podem chegar até a 65%.
Os requisitos além do Cadúnico
Como dito, estar no Cadúnico não é a única exigência para ter direito ao desconto. O cidadão também precisa ter uma renda per capita de até meio salário mínimo para poder receber os abatimentos na conta de luz no final do mês.
Pessoas que estão no Cadúnico e recebem uma renda familiar total de até três salários mínimos também podem receber. Neste caso, no entanto, a família tem que comprovar que cuida em casa de um cidadão doente que precisa de aparelhos elétricos para se tratar.
Por fim, a Tarifa Social de Energia Elétrica também pode ser voltada para as famílias que estão no Cadúnico e que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). São idosos com mais de 65 anos e cidadãos com algum grau de deficiência física e/ou intelectual.
Mudanças no desconto da conta de luz
Normalmente, a Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa social que causa uma série de dúvidas na cabeça dos cidadãos. Parte destes questionamentos existem porque aconteceram várias mudanças no processo de seleção do programa.
Até 2020, o cidadão que desejava entrar na Tarifa precisava fazer parte do Cadúnico, e se dirigir presencialmente até uma sede da companhia distribuidora de energia elétrica da sua região. Este sistema já mudou.
Hoje, não é mais necessário se deslocar até a sede porque o próprio Governo analisa os dados do Cadúnico para decidir quem pode contar com os descontos na conta de luz. Assim, os abatimentos acontecem de maneira automática.
É possível conferir se os descontos estão sendo feitos na sua conta de luz, checando as informações do boleto de pagamento. A companhia elétrica informa se houve algum tipo de desconto em seu sistema.
Caso você se enquadre em todas as regras e ainda assim não esteja recebendo os abatimentos, a dica é atualizar o sistema do seu Cadúnico com informações verdadeiras para que o Governo possa entender que você precisa da ajuda.