Crédito consignado do INSS será feito por biometria e à distância

Novas regras para o consignado do INSS devem prevenir golpes e fraudes

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que irá liberar o pedido de empréstimo consignado de maneira remota. Dessa forma, os aposentados e pensionistas não precisarão passar por uma agência bancária para solicitar o recurso. Neste momento, a autarquia está construindo a instrução normativa para regulamentar a nova medida.

Os bancos também participarão do processo de liberação remota do consignado do INSS para aposentados e pensionistas do instituto. A liberação será feita por meio de biometria, de forma facilitada por todos os que tiverem interesse na linha de crédito. De acordo com muitos especialistas, a novidade tende a ser mais segura e evitar fraudes.

Como vai funcionar a contratação à distância

Ainda será necessário esperar a publicação das normas pelo INSS, porém a contratação remota deverá ser feita através de aplicativo. Por meio da biometria, o segurado liberará o acesso para solicitar o crédito de onde estiver.

Vale destacar que a biometria dos aposentados e pensionistas foi publicada como regra para os bancos em novembro 2022. As instituições tinham 60 dias como prazo para implantar a inovação em seu banco de dados. O prazo, portanto, se esgotou ainda na primeira quinzena de janeiro de 2023.

Destaques sobre *** por e-mail

É esperado que o INSS publique as regras para contratação do consignado remoto ainda em fevereiro, sem data definida. As pessoas que estão cadastradas na autarquia precisam fornecer a digital aos bancos, sob risco de serem descredenciadas e sem possibilidade de solicitar o empréstimo.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), as instituições financeiras ainda aguardam o lançamento das regras para liberar a nova função. 

Para que servirá a biometria?

Uma das grandes vantagens da modalidade de contratação remota está na prevenção de fraudes e golpes. Afinal, muitos criminosos utilizam os dados dos aposentados para fazer o empréstimo no nome deles.

Com a biometria, ninguém será capaz de se passar pela outra pessoa. Apenas o beneficiário poderá atestar que é ele por meio da digital, por exemplo. Além disso, sem precisar ir a uma agência, o risco de sofrer com a ação de golpistas é ainda menor.

Ainda não há data para liberação do consignado do INSS pelo aplicativo, mas isso deve acontecer dentro das próximas semanas.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis