INSS dá direito a benefícios para quem sofre de transtorno mental?

Ansiedade, depressão, pânico e Síndrome de Burnout são algumas doenças que podem desencadear problemas mentais

Trabalhadores registrados que não conseguem obter seus salários por motivo de doença ou acidente, podem recorrer ao INSS. Todavia, e quando isso afeta a saúde mental? Estes tipos de transtornos psicológicos afetam a capacidade cognitiva, psíquica ou mental do indivíduo, muitas vezes tornando o mesmo incapaz de trabalhar.

Assim, algumas dessas doenças podem garantir que o segurado tenha direito ao auxílio-doença ou em alguns casos mais graves até mesmo a aposentadoria por invalidez.

Sabemos que existem diversas doenças psiquiátricas, onde, cada uma delas possui suas próprias particularidades. Contudo, dentro do INSS, não importa de fato qual é o tipo de transtorno, mas sim o que ela causa ao segurado.

Nesse sentido, a doença, as condições e a incapacidade do segurado em trabalhar são avaliadas pelo médico na hora da perícia médica realizada pelo INSS.

A ansiedade, depressão, síndrome do pânico e síndrome de Burnout são alguns destes transtornos mentais que impossibilitam o rendimento do trabalhador. Mas quem é segurado do INSS pode ter  esses benefícios . 

Destaques sobre *** por e-mail

Quer saber quais são esses benefícios? Continue a leitura a seguir.

Auxílio-doença 

O segurado do INSS que paga suas contribuições têm como se beneficiar num momento deste que se sente incapaz de realizar suas atividades trabalhistas. São os benefícios que podem afastá-lo temporária ou permanentemente.

Em relação à ansiedade, ela pode ser considerada uma doença psiquiátrica, a mais conhecida é a TAG (transtorno de ansiedade generalizada).

O auxílio-doença é um dos benefícios para os casos de ansiedade e depressão. Assim, o segurado pode receber o benefício após se afastar de suas atividades para se dedicar ao tratamento, até porque não pode ficar sem uma renda mensal para se sustentar e se tratar.

Para ter direito ao auxílio-doença é preciso ter a carência de 12 contribuições, estar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias e estar na qualidade de segurado. 

Aposentadoria por Invalidez 

 É destinada aos segurados que estão incapacitados de forma total e permanente para o trabalho, inclusive para a reabilitação em outras funções/profissões. 

Ou seja, a incapacidade do seu transtorno mental deve  ser capaz de incapacitar totalmente o segurado, tornando impossível o exercício de atividades laborais. Costuma ocorrer com doenças psiquiátricas com grau grave, como o transtorno esquizoafetivo.

Para garantir o acesso à aposentadoria por invalidez o segurado deve se encaixar nos seguintes requisitos:

  • Carência (necessário ter contribuído por pelo menos 12 meses ao INSS);
  • Qualidade de segurado (período em que você tem direito a pedir o Auxílio-doença);
  • Incapacidade laboral (estar permanentemente incapaz de trabalhar em qualquer tipo de função).

Auxílio-acidente 

 As pessoas com transtornos mentais também podem ter direito ao Auxílio-Acidente. Mas isso ocorre em situações bem específicas. Um exemplo: A pessoa sofre um acidente no caminho do trabalho.

Pode ser que não haja sequelas físicas a longo prazo, mas a pessoa pode começar a desenvolver síndrome do pânico ou ansiedade em conta do acidente. 

Dependendo da situação, estas doenças podem se agravar ao longo do tempo, fazendo com que haja sequelas pelo resto da sua vida. Pode ser que a pessoa continue trabalhando, mas somente o perito do INSS poderá dizer e dar um diagnóstico final ao caso.

Aposentadoria 

De acordo com a lei, é considerada pessoa com deficiência aquela que possui impedimentos a longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que impossibilitem sua participação de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. 

Uma vez constatada esta situação, o segurado terá direito à aposentadoria de pessoa com deficiência. Esta pode ser por idade e por tempo de contribuição. o caso é que este tipo antecipa o tempo de solicitação do benefício. Quanto mais grave, mais cedo a pessoa consegue se aposentar.

Como agendar o pedido no MEU INSS

  • Após fazer o login no aplicativo, selecione “Benefícios” na aba de serviço;
  • Selecione a opção;
  • Preencha o formulário que aparece na tela e agende a data da perícia médica;
  • Anexe os documentos solicitados;
  • Conclua a ação e gere o comprovante de agendamento.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis