Como consultar o seu tempo de contribuição ao INSS? Veja aqui!

Através do site Meu INSS, o segurado por ter noção deste período e quanto falta para se aposentar

A proposta de reforma da Previdência fez muitos segurados começarem a colocar na ponta do lápis quanto tempo de contribuição possuem para saber se poderão se aposentar ou se entrarão nas novas regras na hora de pedir o benefício.

Todavia, saiba que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece uma ferramenta que permite consultar pela internet dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

Afinal de contas, saber quanto tempo você contribuiu para a Previdência Social é essencial para calcular o valor do benefício que você irá receber quando se aposentar.

Se você começou a trabalhar desde cedo, é bem provável que tenha se perdido em suas contas manuais e, portanto, não se recorda quanto tempo ficou em cada empresa.

Então, se você quer garantir seus direitos previdenciários e ficar por dentro de todas as informações sobre sua aposentadoria, acompanhe a leitura.

Destaques sobre *** por e-mail

Qual a importância de saber o tempo de contribuição?

É uma informação indispensável porque isso afeta o valor do benefício previdenciário que você irá receber. Quanto mais tempo você contribuir para a Previdência Social, maior será o valor da sua aposentadoria ou pensão por morte.

Como consultar o tempo de contribuição?

A consulta pode ser feita online sem precisar sair de casa. Para isso, basta ter acesso ao site Meu INSS. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site do Meu INSS;
  2. Faça o login no site. Informe seus dados de acesso, como CPF e senha, e clique em “Entrar”;
  3. Acesse o Extrato de Contribuição;
  4. Confirme suas informações pessoais;
  5. Verifique seu tempo de contribuição
  6. Depois de confirmar suas informações pessoais, você terá acesso ao seu extrato de contribuição. Nesse extrato, você poderá verificar quantos anos de contribuição ao INSS você possui.

No extrato de contribuição do INSS existem todas as informações sobre suas contribuições ao INSS ao longo dos anos. Nele, é possível verificar quanto tempo você já trabalhou, quanto já contribuiu para o INSS, entre outras informações importantes.

Além disso, o extrato de contribuição também mostra se há alguma pendência ou erro na sua contribuição ao INSS. Se houver algum problema, é possível solicitar a correção diretamente pelo site do Meu INSS.

O extrato de contribuição também é uma ferramenta importante para garantir seus direitos previdenciários e corrigir possíveis erros ou pendências na sua contribuição.

É importante ressaltar que consultar o tempo de contribuição é fundamental para quem quer se aposentar com tranquilidade. Afinal, quanto mais tempo de contribuição, maior será o valor da aposentadoria.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis