INSS vai usar WhatsApp para se comunicar com segurados
Ideia é usar a facilidade ofertada pelo WhatsApp para se comunicar mais rapidamente com segurados do INSS. Medida foi confirmada por MinistroO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá começar a usar o WhatsApp para enviar mensagens para os seus segurados. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (19) pelo Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT). Ele disse que o novo sistema poderá trazer mais facilidades.
“Temos mais celulares do que pessoas. Todo mundo se comunica hoje pelas mensagens. Se conseguirmos utilizar essa ferramenta, vamos melhorar sensivelmente a comunicação com o cidadão. O aplicativo será testado por um mês como uma ferramenta de interação com a população”, disse o Ministro.
Carlos Lupi disse ainda que a ideia de usar o WhatsApp vai servir para levar informações aos segurados sobre agendamentos de perícias, andamento de pedidos de benefícios, orientações gerais sobre auxílios previdenciários, além de consultas a dados de aposentadorias e também de pensões que são oferecidas pela autarquia.
O Ministro disse também que está em contato com outros ministérios para aprimorar a aproximação entre o INSS e os segurados. Segundo ele, há conversas com o Ministério da Saúde, do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Agrário para o compartilhamento de dados de cidadãos entre as diferentes pastas do Governo Federal.
O poder executivo ainda não informou por quanto tempo vai durar esta fase inicial dos trabalhos. Também não está claro se o WhatsApp será usado como via de mão dupla, ou se apenas o INSS poderá entrar em contato com os segurados. Tais informações poderão ser informadas no decorrer dos próximos dias pelo Ministério da Previdência.
Golpes com o INSS
Há uma preocupação em torno da ideia de usar o WhatsApp como fonte de contato do INSS com os segurados. Analistas afirmam que o processo pode acabar sendo um prato cheio para que golpistas possam atuar com mais força.
Não é raro que quadrilhas se passem por agentes do INSS e entrem em contato com cidadãos comuns, utilizando ferramentas como o próprio WhatsApp em algumas situações. Com a indicação de que a autarquia também vai usar o sistema para entrar em contato com o cidadão, poderá existir algum tipo de confusão neste sentido.
A pasta afirma que está ciente do risco e que ainda está discutindo os detalhes da operação de maneira interna. Sobre a possibilidade de golpes, o Ministério indica que poderá criar campanhas publicitárias para informar aos cidadãos como será a abordagem do INSS por estes canais.
Até que uma nova decisão seja tomada, o Instituto segue sem enviar mensagens via WhatsApp para os seus segurados.