INSS: Ministro pede mais dinheiro para zerar fila de espera

Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) disse que precisa de mais espaço no orçamento para conseguir zerar fila do INSS
- Anúncio -

Zerar a fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um ato que vai depender de mais dinheiro. Ao menos é o que defende o Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT). Em conversa com jornalistas, ele defendeu que com o atual espaço no orçamento não é possível acabar com o problema.

“Para o que está sendo previsto de crescimento vegetativo – de um milhão, 1,1 milhão, que todo ano cresce, entre aposentados, pensionistas, beneficiários da Previdência – está previsto e orçado”, disse o Ministro da Previdência ainda na última semana.

“Além do crescimento vegetativo por ano, que é um milhão, você vai ter de 800 a 900 mil a mais, então nós temos também que encontrar uma solução para o pagamento”, completou Lupi, logo depois de participar de uma reunião com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). 

Embora tenha dito que é preciso aumentar os recursos para conseguir zerar a fila de espera, o Ministro afirma que as pessoas que já estão dentro do sistema do INSS não precisam se preocupar. Para estes cidadãos, o dinheiro dos pagamentos já estaria garantido.

“Nós estamos com essa previsão com muita antecedência justamente para a gente estudar as formas e maneiras pra encontrar saída”, completou o Ministro na conversa com os jornalistas, sobre a situação da fila de espera do INSS.

Aumento de gastos

Ao dizer que precisa de mais dinheiro para zerar a fila, o Ministro lembra que a entrada de novas pessoas significa diretamente mais gastos para o Governo Federal. Afinal de contas, quanto mais pessoas recebem benefícios, mais dinheiro vai precisar ser liberado.

Este tende a ser um dos maiores desafios do governo federal. Contudo, vale lembrar que o problema não gira em torno apenas da falta de orçamento. O INSS também vem sofrendo com a falta de servidores públicos para atuar na análise dos pedidos dos cidadãos.

Concursos para o INSS

Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que o Governo Federal vai trabalhar na criação de novos concursos públicos. Embora não tenha citado nominalmente o INSS, é provável que a autarquia esteja entre os alvos das novas admissões.

“Aos poucos você vai ter que ir colocando servidor no seu lugar, aqueles concursados no seu lugar. A gente vai ter que fazer concursos em várias carreiras para a gente repor aquilo que tinha desaparecido”, afirmou Lula.

“Toda a vez que a gente fala em fazer concursos, algumas pessoas começam a utilizar ‘começou a gastança’. Para melhorar qualquer serviço público, em qualquer país do mundo, você tem que contratar seres humanos, você tem que contratar mulheres e homens para fazer os serviços que somente ser humano pode fazer”, disse o presidente.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis