Auxílio-gás em maio? Veja o que se sabe sobre os pagamentos
Governo Federal divulgou novos detalhes sobre os pagamentos de Auxílio-gás nacional. Veja quem vai poder receber saldo na próxima liberaçãoO Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome divulgou mais alguns detalhes sobre os pagamentos do programa Auxílio-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, pouca coisa deve mudar em relação ao que se registrou no decorrer da última liberação, que ocorreu ainda em abril deste ano.
Sem repasses do auxílio-gás em maio
Em primeiro lugar, é importante lembrar que não há nenhum repasse do Auxílio-gás nacional programado para este mês de maio. Como estamos falando de um programa de caráter bimestral, as liberações ocorrem sempre de dois em dois meses. O próximo depósito só deve acontecer em junho.
Como faço para receber em junho?
Não há nenhum tipo de inscrição direta para o recebimento do Auxílio-gás nacional em junho. Para ter direito ao programa, o cidadão precisa apenas ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, é importante ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.
As regras gerais também indicam que para receber o dinheiro do Auxílio-gás nacional é importante que ao menos um integrante da família receba o Bolsa Família, e outro receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Como saber se fui selecionado?
Não é necessário sair de casa para saber se você foi selecionado ou não para os pagamentos de junho do Auxílio-gás nacional. Basta conferir esta informação no site oficial ou no app do Bolsa Família. Também é possível realizar a verificação através do aplicativo do Caixa Tem.
Contudo, é importante lembrar que os dados de junho ainda não estão disponíveis nestas contas. É preciso esperar mais algumas semanas para realizar a verificação. Até lá, lembre-se de manter as informações do Cadúnico atualizadas sempre com informações verdadeiras.
O Auxílio-gás nacional
O Auxílio-gás nacional foi criado em dezembro de 2021 após a aprovação de uma lei no Congresso Nacional. Logo depois da sanção do documento pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o saldo começou a ser pago para os usuários.
Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome apontam que pouco mais de 5 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Auxílio-gás nacional.
Os valores dos pagamentos variam de acordo com o preço médio nacional do botijão de gás de 13kg nos últimos seis meses. Tal saldo é sempre definido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Por lei, o governo precisa sempre repassar 100% do valor para os usuários do projeto social.