Auxílio-gás: quem pode receber benefício em maio

Auxílio-gás nacional faz pagamentos que correspondem a 100% do preço médio nacional do botijão. Veja quem pode receber benefício em maio
- Anúncio -

Um dos maiores programas de transferência de renda do Governo Federal, o Auxílio-gás é um dos temas que mais desperta interesse entre pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Milhares de brasileiros querem entrar no projeto e precisam saber quando os pagamentos recomeçam.

Para este mês de maio, no entanto, não há previsão de pagamentos do Auxílio-gás nacional do Governo Federal. Desta forma, não é preciso se assustar quando se der conta de que não há dinheiro referente ao benefício depositado na sua conta. Neste mês, nenhum usuário está recebendo o saldo deste projeto.

Isso acontece porque o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, isto é, ele é pago sempre a cada dois meses. Como a última liberação ocorreu em abril, a próxima está marcada para acontecer apenas em junho. Ainda neste ano de 2023, há repasses do programa marcados para os meses de agosto, outubro e dezembro.

Quem pode receber em junho?

Se você já faz parte do grupo de pessoas que já estão entro do programa social, ou seja, se você recebeu o benefício em abril, não precisa se preocupar com nenhum tipo de renovação. O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome insere o cidadão nos repasses de junho de maneira automática.

Isso, no entanto, só deve acontecer considerando um cenário em que o cidadão segue cumprindo todas as regras de entrada. Vale lembrar que o Ministério está constantemente realizando verificações. Quem deixa de cumprir as normas básicas de permanência pode ser excluído do programa social.

Se você nunca chegou a receber o Auxílio-gás nacional, também não é necessário se preocupar com nenhum tipo de inscrição. Basta manter  seu cadúnico atualizado sempre com informações verdadeiras e atualizadas para ter mais chances de seleção.

É importante lembrar que além da inscrição no Cadúnico, o cidadão precisa ter uma renda per capita de até meio salário mínimo para poder receber o benefício Social. Também é importante que ao menos uma pessoa da família faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Quando o Auxílio-gás volta?

O calendário usado para os pagamentos do Auxílio-gás nacional é o mesmo que serve de referência para o Bolsa Família. Assim, um cidadão que tem direito aos dois benefícios vai poder acumular os dois ganhos e receber os dois saldos na mesma data.

Oficialmente o que se sabe é que os pagamentos do Auxílio-gás nacional devem acontecer a partir do próximo dia 19 de junho.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis