Sistemas do INSS enfrentam instabilidade. Entenda motivo
De acordo com relatos de usuários, alguns sistemas de atendimento do INSS estão instáveis nesta segunda-feira (22). Dataprev explicou motivoSe você está tentando entrar em algum sistema remoto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na manhã desta segunda-feira (22) e não está conseguindo, não precisa se preocupar. Não se trata de um problema de conexão da sua internet e nem mesmo algum defeito no seu aparelho. Trata-se de uma falha geral.
O INSS já emitiu uma espécie de alerta sobre a possibilidade de erro nos sistemas da autarquia. O Instituto afirma que a Dataprev já trabalhou para normalizar o problema desde a noite de domingo (21), mas admite que novas falhas podem seguir ocorrendo na manhã desta segunda-feira (22).
As falhas no sistema do INSS
Mas afinal de contas, o que causou a falha no sistema do INSS justamente nesta semana? Por meio de uma nota enviada à imprensa, a Dataprev se pronunciou.
“Neste domingo (21), durante um procedimento padrão de manutenção em um equipamento de armazenamento, realizado pelo fabricante ocorreu um desligamento não programado de alguns discos”, disse a Dataprev por meio de nota.
“As equipes técnicas da Dataprev, em conjunto com o fabricante, atuaram rapidamente e restabeleceram todos os serviços, mas é possível que exista alguma instabilidade no acesso, durante o período da manhã desta segunda”, afirmou a estatal no comunicado.
A empresa disse ainda que segue trabalhando para que o sistema seja normalizado para todos os segurados o mais rapidamente possível. A nota não fala em um prazo para a resolução do problema em questão.
Vale lembrar que além do INSS, a falha no sistema também afetou outros órgãos do Governo Federal, como é o caso do Ministério do Trabalho e Emprego.
Problema na semana do 13º salário
Resolvido ou não, o fato é que as falhas no sistema do INSS estão ocorrendo justamente na semana em que o Instituto Nacional do Seguro Social vai iniciar mais uma rodada de pagamentos de aposentadorias e outros benefícios. E não se trata de uma rodada normal, já que haverá também a liberação da primeira parcela do 13º salário.
O Governo Federal optou por antecipar os pagamentos deste adicional este ano, assim como aconteceu em 2020, 2021 e 2022. Os depósitos com os novos adicionais começam a chegar na conta de cerca de 30 milhões de brasileiros a partir da próxima quinta-feira (25).
Já no domingo (21), o INSS começou a liberar a consulta ao saldo que vai ser pago a partir desta semana. Como houve a falha no sistema da Dataprev, é de se imaginar que vários brasileiros não conseguiram consultar nada até aqui.