Milhares de pessoas esperam por resposta na fila do Bolsa Família

De acordo com informações oficiais, milhares de brasileiros estão na espera para entrada no Bolsa Família. Fila de espera voltou a se formar com Lula
- Anúncio -

Milhares de pessoas que têm direito ao programa Bolsa Família não estão conseguindo receber nada. Dados oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome mostram que cerca de 438 mil famílias estão na chamada fila de espera para entrada no programa social.

A lista de aguardo voltou a se formar na atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois de um hiato de alguns meses zerada no final da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ainda não se sabe ao certo quando estas pessoas poderão passar a fazer parte do programa social. 

O Governo Federal não informou o motivo da retomada da fila de espera para o Bolsa Família, mas indicou que o tempo médio de espera para seleção está na casa dos 70 dias, ou seja, o cidadão que entra no sistema do Cadúnico precisa aguardar pouco mais de dois meses para receber de fato o dinheiro do benefício social.

Em março deste ano, o Governo Federal conseguiu zerar a fila de espera para o recebimento do Bolsa Família. O presidente Lula e alguns dos seus ministros participaram de um grande evento no Palácio do Planalto para anunciar este resultado. Agora, eles ainda não explicaram o motivo do retorno da fila de espera.

Como se forma a fila de espera do Bolsa Família

Uma fila de espera se forma quando o número de pessoas aptas ao recebimento do benefício social é maior do que a quantidade de cidadãos que estão recebendo o dinheiro de fato. Isso implica dizer que uma parcela da população cumpre todos os requisitos, mas não está recebendo nada.

Na maioria dos casos, a fila se forma porque não há previsão orçamentária para inserir todas as pessoas de uma só vez. Assim, os cidadãos precisam aguardar até que outros usuários sejam excluídos do programa social, fazendo com que novas vagas sejam abertas.

Não está claro se a falta de orçamento seja o caso do atual governo. Vale lembrar que ainda no final do ano passado, o poder executivo conseguiu aprovar a chamada PEC da Transição que liberou nada menos do que R$ 175 bilhões para os pagamentos do Bolsa Família este ano. Um recorde.

Os dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome apontam que pouco mais de 21 milhões de brasileiros estão recebendo o Bolsa Família atualmente. Todos eles têm direito a receber um patamar mínimo de R$ 600.

Este valor, no entanto, pode subir de acordo com o número de integrantes que residem em uma mesma casa.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis