IR 2023: veja como pagar a multa da declaração este ano
Quem não declarou o Imposto de Renda até o último dia 31 de maio, precisa pagar uma multa para se regularizar dentro da Receita Federal. EntendaTerminou no último dia 31 de maio o prazo para enviar a declaração do Imposto de renda neste ano de 2023. De acordo com as informações oficiais, o cidadão que precisava enviar, mas que não enviou nada, ainda pode realizar o envio da documentação mesmo depois do prazo. Contudo, agora ele vai ter que pagar uma multa.
O valor desta multa varia a depender de cada situação. Segundo as informações oficiais, o contribuinte terá que pagar algo entre R$ 165 e 20% do imposto devido. Quanto mais tempo o cidadão demora para realizar o pagamento da dívida, mais o valor da multa pode crescer.
Neste sentido, a dica é pagar o valor o quanto antes para evitar que uma bola de neve se forme. Mas afinal de contas, como é possível pagar a multa da Receita Federal? Antes de mais nada, é preciso saber se você tem mesmo que pagar a multa exigida pelo atraso.
Como saber se tenho uma multa em meu nome?
Para saber se é preciso pagar uma multa, não é preciso sair de casa. Basta enviar a sua declaração do Imposto de Renda normalmente no mesmo programa disponibilizado pela Receita Federal. Assim que ele enviar a documentação, o sistema vai notificar a necessidade do pagamento.
Para imprimir e pagar o valor exigido, basta seguir os seguintes passos:
- Abra o programa da declaração do Imposto de Renda 2023;
- Selecione a opção “Declaração”;
- Vá para “Imprimir”;
- Siga para “Recibo” ou a opção “Salvar Imagem em PDF” e depois para “Recibo”.
A declaração do Imposto de Renda
O cidadão que não declarou o Imposto de Renda a tempo terá um prazo de 30 dias para realizar o pagamento da multa em questão. Se ele não fizer o pagamento, poderá começar a ter o débito elevado justamente por causa dos juros sobre a dívida.
Caso o cidadão realize a declaração atrasada e não pague a multa, a Receita Federal terá o direito de descontar o valor diretamente da restituição, caso o contribuinte tenha direito ao valor. Se ele não tiver direito ao processo de restituição, a dívida segue valendo.
Posso recorrer?
Sim. Qualquer cidadão pode recorrer do valor da multa que está sendo aplicada pela Receita Federal. Para tanto, é necessário que ele apresente um argumento questionando o patamar da cobrança, ou mesmo argumentando que ele não deveria entregar nenhum valor porque teria enviado a declaração dentro do prazo.
O pedido de recurso é feito sem sair de casa através do sistema digital de atendimento online da Receita Federal, e precisa ocorrer em até 30 dias depois do lançamento da dívida.