IR 2023: Veja como descobrir se você caiu na malha fina

Não é preciso sair de casa para saber se você caiu na malha fina no processo de declaração do Imposto de Renda deste ano. Veja como realizar a consulta
- Anúncio -

Mais de 38 milhões de brasileiros enviaram as suas declarações do Imposto de Renda até o último dia 31 de maio. Os dados foram recentemente divulgados pela Receita Federal. Agora, as pessoas que realizaram o envio desta documentação querem saber se elas caíram ou não na temida malha fina. Como é possível conferir esta informação?

Em primeiro lugar, é importante saber o que é a malha fina. Trata-se do termo popular que designa o lugar em que estão as declarações enviadas com falta de informações ou mesmo com informações erradas. Quando a Receita Federal detecta que há algo errado com a sua declaração, ela coloca o contribuinte na chamada malha fina.

Cidadãos que estão dentro deste sistema, não podem receber a sua restituição do Imposto de Renda. Mesmo que o contribuinte tenha direito ao dinheiro, ele só vai receber o saldo em sua conta depois que conseguir regularizar a sua situação junto ao Fisco. Caso contrário, o montante não será depositado.

Como saber se seu caí na malha fina?

Não é preciso sair de casa e nem gastar dinheiro para descobrir se a sua declaração caiu na malha fina. A verificação pode ser feita com apenas uma simples consulta ao sistema do Centro de Atendimento Virtual (e-Cac) da Receita Federal.

Veja abaixo o passo a passo para conseguir a informação.

  • Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual);
  • Faça o login;
  • Selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  • Na aba “processamento” ou “Serviços do IRPF”, escolha o item “pendências de malha”.

Pronto. A partir deste momento, o próprio sistema da Receita Federal vai indicar se o cidadão está com alguma pendência no Fisco ou não.

O que acontece se eu estiver na malha fina?

Na maioria dos casos, quando o cidadão cai na malha fina por algum erro pequeno, tudo se resolve com uma simples correção. Para tanto, basta enviar uma declaração retificadora pelo mesmo programa em que o contribuinte enviou a sua declaração.

Existem, no entanto, casos mais graves, em que a Receita suspeita que o cidadão está tentando enganar o Fisco propositalmente. Neste caso, é possível que eles enviem uma espécie de intimação para apresentação de documentos que comprovem os números apresentados.

E se eu não estiver?

Consultou os dados do e-Cac e não encontrou nenhuma pendência? Então o que resta é esperar pela sua restituição. O primeiro pagamento foi feito no dia 31 de maio, e o próximo está marcado para o dia 30 de junho. Ao longo do ano, o Fisco fará mais quatro liberações de lotes.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis