Lula e Lira podem firmar mudança no Bolsa Família. Entenda

Segundo informações de bastidores, Lula e Arthur Lira poderão chegar em um acordo para entregar ao Centrão a pasta responsável pelo Bolsa Família
- Anúncio -

O Governo Federal concretizou neste mês de junho uma série de mudanças no sistema do Bolsa Família. E a perspectiva agora é de que o programa passe por mais mudanças em breve. Segundo informações de bastidores, há dentro do Congresso Nacional uma negociação para que o centrão assuma a pasta do Desenvolvimento Social.

O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome é o responsável pelos pagamentos do Bolsa Família. Além disso, a pasta também responde pelas liberações de uma série de outros projetos como o Auxílio-gás nacional e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Como se trata de um Ministério que mexe com uma série de pagamentos, esta é a pasta que conta com o maior orçamento de todo o Palácio do Planalto. Em 2023, por exemplo, a área do Desenvolvimento Social movimenta mais de R$ 273 bilhões. O Ministério da Saúde movimenta apenas R$ 190 bilhões.

O Ministério hoje

Atualmente, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome é comandado pelo Ministro Wellington Dias (PT). O ex-governador e ex-senador pelo estado do Piauí, é um dos maiores amigos de Lula dentro da política nacional. Além disso, o Piauí é o estado que deu a maior votação proporcional à Lula nas eleições do ano passado.

Estes são os motivos que estariam deixando Lula receoso quanto a ideia de mudar o comando do Ministério. Por outro lado, a oferta do presidente da Câmara dos Deputados é clara: a entrega do Ministério de maior orçamento ao centrão vai deixar a vida do Governo Federal muito mais fácil nos próximos anos.

A expectativa é de que o poder executivo consiga mais votos até mesmo de partidos que hoje estão mais no grupo de oposição. Estamos falando de deputados do Progressistas, do União Brasil e até mesmo da ala menos bolsonarista do PL, o partido de Jair Bolsonaro.

Além do Bolsa Família

Esta não é a primeira oferta que está sendo feita por membros do centrão ao Governo Federal. Nos últimos dias, eles começaram a falar sobre a possibilidade de uma mudança no Ministério da Saúde, que hoje é comandado pela ex-presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. Contudo, Lula já teria dito que ela não vai sair do cargo.

O centrão também fez força para conseguir assumir o Ministério do Turismo, que hoje é comandado por Daniela do Waguinho. Neste caso, informações de bastidores apontam que Lula aceitou a troca, e que vai anunciar a mudança dentro de mais alguns dias.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis