segunda-feira,
20 de outubro de 2025

Como conferir quanto tempo falta para você se aposentar

O trabalhador pode verificar através da Plataforma Meu INSS. Entenda

- Anúncio -

Quem está contando os dias para se aposentar tem como conferir o tempo total de contribuição até o momento e quanto falta para a aposentadoria. E tudo pela internet, sem precisar sair do conforto da sua casa.

Você pode usar a internet a seu favor. A plataforma Meu INSS dá a oportunidade de realizar simulações já com as regras atualizadas da reforma da previdência. Na ferramenta é possível conferir o que o trabalhador já contribuiu e o que ainda falta para a aposentadoria. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Todavia você precisa tomar alguns cuidados! Isso porque pode conter erros no sistema do INSS e você vai precisar reunir documentos para provar que trabalhou determinados períodos. 

Além disso, nem sempre a regra que o INSS apresenta como possível, é a melhor para o seu caso. Entenda como verificar seu período de contribuição de forma correta, evitando prejuízos na leitura a seguir.

Como verificar quanto tempo falta para aposentar?

Para saber quanto tempo falta para se aposentar, você pode fazer os seguinte:

  1. Verificar quanto tempo consta no sistema do INSS pelo aplicativo ou site Meu INSS;
  2. Identificar se falta incluir tempo trabalhado. Se sim, é preciso reunir provas para comprovar esse tempo que NÃO consta no sistema do INSS.
  3. Além disso, verificar quais regras são adequadas para o seu caso, se pode usar especial ou comum. 

Como consultar o tempo de contribuição no INSS pela internet?

Para consultar seu tempo de contribuição pela internet, basta ter um celular ou computador e o CPF em mãos. Assim, siga os passos para a consulta:

  1. Você vai acessar o site  Meu INSS;
  2. Coloque seu CPF e sua senha nos espaços solicitados. Se ainda não fez o cadastro, então você precisa fazer neste momento. 
  3. Dentro da área do Meu INSS, você encontra os dados do segurado e lá estão o tempo de contribuição. Agora basta ir em detalhar e você vai ver os lugares e o período trabalhado e recolhido.

Entretanto, é preciso ficar atento para as informações que constam no Meu INSS, pois eles podem deixar de contar períodos trabalhados. Por isso, é importante guardar todas as provas de trabalho para comprovar o tempo, se necessário.

Como consultar o tempo de contribuição no INSS pelo CPF?

Para consultar o tempo de contribuição no INSS pelo CPF, basta se cadastrar no Meu INSS ou se já tiver uma conta, entrar com CPF e senha. Assim, na primeira página você vai ver seus dados em destaque e o tempo de contribuição. 

E se desejar ver os detalhes de contribuição, basta clicar em detalhar e você terá acesso aos períodos contribuídos. Assim, se identificar que alguns períodos trabalhados NÃO foram contados pelo INSS, então você precisa solicitar uma revisão.

Para isso, o ideal é que você tenha documentos que comprovem que você trabalhou, mas que não consta no sistema. As provas podem ser:

  • carteiras de trabalho;
  • comprovantes de pagamento ao INSS;
  • RPAs, se for autônomo;
  • Pró-Labore;
  • holerites.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias