Como provar negativação indevida para ganhar indenização?
Algumas pessoas acabam sofrendo com a negativação indevida no CPF (ou seja, quando se torna irregular devido a dívidas). Dessa forma, é possível sentir dificuldades em conseguir um cartão de crédito ou então, empréstimos e financiamentos.
Geralmente, pode haver uma dívida no seu nome que sequer foi você quem a fez: elas são comuns principalmente em sistemas de internet e telefonia porque é muito simples contratar um determinado serviço online usando CPFs.
Ou então, outro caso para que ocorra a negativação é que o indivíduo tinha um dívida, ela foi paga mas, mesmo assim, o nome não saiu do Serasa ou do SPC. Sendo assim, ela passa a ser indevida.
Outro ponto comum é quando se cancela determinado serviço mas, mesmo assim, a empresa continua mandando os débitos e os boletos, mesmo que ele não seja usado e já se tenha entrado em contato pedindo a finalização do mesmo. Neste caso, tenha em mãos todos os protocolos gerados e também as conversas tidas através do Whatsapp, ligações e email.
A comprovação de uma negativação indevida pode ocorrer de várias formas. Uma delas é mostrar a comprovação do pagamento da parcela que está mostrando como não paga ou então, ter todas as gravações e conversas com os atendentes e responsáveis pelo atendimento da empresa.
Danos morais pela negativação indevida
O trabalhador e consumidor pode pedir ao advogado para que entre com um pedido de danos morais pelas cobranças indevidas ou a continuidade do nome sujo mesmo após o pagamento do que devia. Os valores que podem ser ganhos dependem da estrutura de cada processo e do transtorno que foi gerado. Em alguns casos, pode chegar a R$ 40 mil ou mais.
Acompanhe OTrabalhador para saber mais sobre os direitos dos consumidores e das empresas. Diariamente publicamos artigos relevantes.