quarta-feira,
22 de outubro de 2025

Lula faz cobrança pública sobre fila de espera do INSS

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que poderá "demitir incompetentes" que não estão conseguindo reduzir a fila de espera do INSS

- Anúncio -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou publicamente o crescimento da fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em declaração nesta terça-feira (11), ele disse que poderá demitir “os incompetentes” que não conseguirem aplicar a redução do problema em questão.

Lula também disse que vai se reunir com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) e da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT) para tentar encontrar uma solução para o impasse.

“Se é falta de funcionário, a gente tem que contratar funcionário. Se é falta de competência, a gente tem que trocar quem não tem competência”, disse Lula durante entrevista para o programa Fala, presidente, transmitido na manhã desta terça-feira (11).

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

“Primeiro eu quero saber se a fila é porque não tem dinheiro para pagar os aposentados. O Bolsonaro fez no governo passado”, seguiu o presidente.

“Segundo eu quero saber se é falta de funcionários, porque nós ja provamos uma vez que pode zerar a fila. Zerar a fila para benefício, para auxílio natalidade, auxílio maternidade, para aposentadoria, para perícia médica”, completou Lula.

“Não há nenhuma explicação a não ser ‘eu não posso aposentar, porque eu não tenho dinheiro para pagar’. Se for isso, a gente tem que ser muito verdadeiro com o povo e dizer por que que tem essa fila”, disse o petista.

O tamanho da fila espera do INSS

Reduzir a fila de espera do INSS foi uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do ano passado. Entretanto, desde que ele assumiu o poder, o problema não vem sendo resolvido. Pelo contrário.

Segundo dados do Portal da Transparência Previdenciária, quase 1,8 milhão de pessoas estão na fila de espera para o recebimento de algum benefício de caráter previdenciário no país. Destes, quase 600 mil estão na espera por uma perícia médica, e mais de 1,2 milhão aguardam por análises administrativas.

O motivo do aumento

Segundo o Governo Federal, a fila aumentou nos primeiros meses deste ano principalmente por causa da falta de peritos médicos para realizar estas perícias. Como o Instituto está sofrendo com a falta de admissões, o número de servidores da área esta caindo mês após mês.

Para o secretário do Regime Geral da Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal, a ideia do Governo Federal é abrir um concurso público para contratação de mais 1,7 mil peritos . Segundo ele, em um curto prazo há também a ideia de aplicar uma Medida Provisória (MP) para elevar o número de perícias feitas por dia.

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias