INSS: quais os valores mínimo e máximo que o segurado pode receber?

Anualmente estes valores sofrem reajustes, uma vez que acompanham o salário mínimo. Entenda.
- Anúncio -

Todo o ano o INSS realiza reajustes nos benefícios previdenciários. Isso porque está diretamente relacionado ao valor do salário mínimo que também passa por um reajuste baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Para receber o teto máximo do INSS na aposentadoria existem diversos itens que devem ser levados em consideração: idade, expectativa de vida, tempo de contribuição, período especial trabalhado, entre outros.

 

Então, como ocorre o cálculo dos benefícios do INSS? Quais os parâmetros? Qual é o mínimo e o máximo que a Previdência Social pode pagar  aos segurados? Vamos explicar. 

Qual o mínimo e o máximo pagos pelo INSS?

De acordo com a legislação brasileira, ninguém pode receber menos que um salário mínimo. O nome já diz tudo, não é mesmo? Menos que isso é ilegal. O valor do mínimo é reajustado anualmente justamente para poder acompanhar a inflação. Portanto, em 2023, o valor mínimo pago pelo INSS é R$ 1.320. 

Atualmente, o grupo que recebe um salário-mínimo do INSS soma mais de 23 milhões de segurados. Entre essas pessoas estão os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) ou aposentados e pensionistas. 

Com relação ao outro extremo, o valor máximo que o INSS paga é o  Teto Salarial. Trata-se do limite legal que o segurado pode ganhar. Esse teto também é utilizado como valor base para as contribuições previdenciárias dos segurados do INSS que querem uma aposentadoria alta.

Em 2023, o valor máximo que o segurado pode receber do INSS é R$ 7.507,49 de benefício previdenciário. Isso significa que, em regra, a pessoa não pode receber mais que esse valor.

Conclusão

Por fim, todos esses benefícios previdenciários serão diretamente afetados pelo piso e teto do INSS logo que o reajuste salarial anual for efetivado. Todavia é importante destacar que existem benefícios, como o BPC, que têm o pagamento limitado a um salário-mínimo.

Em contrapartida, os demais benefícios como as aposentadorias e pensões, serão submetidos ao reajuste do piso e teto do INSS seguindo as previsões da inflação.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis