Tendinite é uma doença ocupacional? Dá direito a algum benefício do INSS?
Essa enfermidade acomete milhares de trabalhadores devido ao esforço repetitivo. Entenda os direitosVocê sofre com dores nas juntas devido a funções do seu trabalho? Você pode ter adquirido uma tendinite.
Mas será que tendinite dá direito ao trabalhador de obter benefício do INSS? Saiba que é das doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros, e, quando causada pelo trabalho, pode garantir direitos e benefícios diferenciados para o segurado do INSS.
Como a tendinite é uma doença progressiva, muitas vezes o trabalhador só vai procurar ajuda médica quando já está num estado avançado. Dessa forma, precisa evitar movimentos repetitivos e, consequentemente, o trabalho.
Vejamos a seguir.
Você sabe o que é tendinite?
O nome é até bastante conhecido. Não se trata de uma enfermidade rara. Muito pelo contrário. A tendinite nada mais é do que uma inflamação nos tendões, que são as estruturas fibrosas que conectam os músculos aos ossos.
A tendinite surge quando aparece uma inflamação, que pode ser em um ou mais tendões, acontece com mais frequência nos tendões dos ombros, cotovelos, mãos, punhos, tornozelos e pés.
Uma das principais causas da tendinite é o esforço repetitivo, que acontece quando o trabalhador usa muito certas partes do corpo.
Ela acomete pessoas que passam grande parte do dia sentadas em frente ao computador. Aparecem muito nas mãos e nos punhos de maneira repetitiva. Profissões como bancários, contadores, digitadores e jornalistas são bastante comuns de trem casos.
Por ser uma doença que surge devido ao tipo de trabalho, considera-se a tendinite como doença ocupacional. Como falamos, surge em decorrência do esforço repetitivo. Dessa forma pode acontecer do trabalhador ter que se ausentar de suas atividades até que a inflamação amenize. Não há cura.
Tendinite dá direito a afastamento pelo INSS?
Sim, a tendinite pode dar direito ao afastamento pelo INSS, desde que o trabalhador esteja incapacitado para suas atividades.
Essa incapacidade pode ser temporária ou permanente e será isso que irá definir o tipo de benefício que o INSS irá fornecer ao segurado. Caso a incapacidade seja temporária, o benefício a se solicitar é o auxílio-doença.
Agora, se a incapacidade para o trabalho for permanente, sem possibilidade de melhora ou readaptação para outra função, o trabalhador tem direito a aposentadoria por invalidez.
Como a tendinite, em regra, é uma doença ocupacional, ela entra nas exceções para a carência mínima dos benefícios por incapacidade. Por isso, não é preciso cumprir os 12 meses de contribuição antes da incapacidade.
Em ambos os casos, o trabalhador deve passar por perícia do INSS elevar laudos e exames que mostrem a presença da enfermidade.