Receita paga 3° lote do IR na próxima segunda (31). Você está nesta lista?
Neste lote são contemplados também contribuintes não prioritáriosA próxima semana começa com dinheiro na conta. Acontece que a Receita Federal vai liberar o pagamento do 3°lote de restituição do imposto de renda, ou seja, já na segunda-feira, 31 de julho. Neste lote de pagamento são beneficiados R$ 5,6 milhões de contribuintes.
São contribuintes fora do grupo prioritário que vão receber a restituição: 1.600.964 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março.
Vale ressaltar que a Receita Federal não divulga uma lista específica com os nomes daqueles que serão beneficiados a cada lote, mas saiba que é possível verificar se a sua restituição foi liberada.
Apesar de não existir uma regra exata de quando cada pessoa receberá sua restituição, a Receita Federal prioriza alguns grupos, assim como aqueles que fizeram a declaração logo no início do prazo.
Então, se você quer saber se está neste lote, acompanhe este artigo, pois reunimos as principais informações sobre o pagamento da sua restituição. Boa leitura!
Quem recebe neste lote?
Segundo informou a Receita Federal quem faz parte desse grupo:
- 16.536 contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- 95.047 pessoas com mais 60 anos;
- 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 30.700 pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.879.049 milhões de contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX.
- 1.600.964 milhão de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março.
Como saber se vou receber?
Se você faz parte de algum destes grupos, faça a consulta da sua restituição através do site da Receita Federal para confirmar o recebimento. Para isso, acesse com seus dados pessoais e clique em “Meu Imposto de Renda”.
Depois, busque pela opção “Consultar a Restituição”. Esse procedimento também pode ser através do seu celular, utilizando o aplicativo Meu Imposto de Renda. Caso você verifique que a restituição está apta, basta aguardar a data de pagamento.
Assim, a restituição será depositada na conta que foi informada na declaração do Imposto de Renda. Mas se você não tiver indicado nenhuma conta, ou haja erros que impossibilitem o depósito do valor, a restituição será encaminhada ao Banco do Brasil.
Neste caso, você deve entrar em contato com a instituição financeira e solicitar o resgate. Ela permanecerá disponível para resgate por até um ano antes de retornar à Receita Federal mas, não pense que assim você perderá o dinheiro.
Se passar o prazo indicado, o procedimento de resgate é diferente: você precisará solicitar a restituição diretamente à Receita Federal.
Outros pagamentos
Se a sua restituição não estiver nesse lote, não desanime. A Receita fará outros dois pagamentos que estão previstos para as seguintes datas:
- 4º lote: em 31 de agosto;
- 5º lote: em 29 de setembro;
Você pode acompanhar o processamento da sua declaração para fazer a consulta dos próximos lotes, que costuma ter liberação alguns dias antes do pagamento.
Mas lembre-se ainda que, as pendências também podem impedir a liberação da restituição, então, confira em qual status se encontra a sua declaração.
Assim, caso aponte para a necessidade de regularizar pendências, você deve conferir o motivo e regularizar o quanto antes. Portanto, a regularização da pendência fará com que sua declaração seja novamente verificada e, se aprovada, você poderá receber a restituição.