Lucro do FGTS: veja perguntas e respostas sobre os pagamentos
Caixa Econômica Federal segue realizando nesta sexta-feira (28) os repasses dos lucros do FGTS para milhões de trabalhadoresDesde a última quinta-feira (27), a Caixa Econômica Federal está distribuindo o chamado lucro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Cerca de R$ 12,7 bilhões estão sendo repassados para pouco mais de 132 milhões de brasileiros de todas as regiões do país.
Contudo, o fato é que mesmo depois do início dos pagamentos, muitos trabalhadores ainda têm dúvidas sobre o processo de recebimento dos saldos. Afinal de contas, quem tem direito? Quem pode movimentar? Qual é o valor?
Diante destas e de outras dúvidas, separamos abaixo uma série de perguntas e respostas sobre os pagamentos do lucro do FGTS para que o cidadão fique por dentro do assunto.
Perguntas e respostas sobre o lucro do FGTS
- Posso sacar o valor depositado?
Sim, mas não agora. Mesmo que a Caixa Econômica Federal já esteja fazendo os repasses do lucro do FGTS, o fato é que este dinheiro vai ficar retido na conta. A ideia é que o trabalhador possa retirar o saldo em momentos específicos, como uma demissão sem justa causa, por exemplo.
- Quem pode receber?
Para ter direito ao lucro do FGTS, o cidadão precisa ter um Fundo de Garantia ativo em seu nome. Além disso, também é necessário que o cidadão tenha uma renda ativa no último dia 31 de dezembro de 2022. Quem começou a ter uma conta em 2023 não vai receber o lucro agora.
- Qual o valor depositado?
Os R$ 12,7 bilhões não serão divididos de maneira igualitária entre todos os trabalhadores. A Caixa vai repassar um valor proporcional ao saldo que estava disponível na conta no dia 31 de dezembro do ano passado. Deste modo, quem tinha mais dinheiro recebe uma parcela maior do lucro em sua conta.
Para saber exatamente quanto você vai ganhar de lucro basta multiplicar o valor da sua conta em 31 de dezembro de 2022 por 0,02461511.
- Como consultar?
Para as pessoas que não são muito boas em matemática, há ainda a opção de saber qual é a sua parte do lucro sem precisar fazer nenhuma conta. Para tanto, basta conferir as informações disponíveis no seu perfil dentro do sistema do aplicativo oficial do FGTS, que está disponível para download gratuitamente.
- Por que a distribuição do lucro é feita?
Ao distribuir os lucros, o Governo Federal alega que os cidadãos passam a ter uma correção mais justa do valor. Nas contas do Ministério da Fazenda, o investimento dará aos correntistas do FGTS um ganho real de 1,3% acima da inflação.