Quais são os tipos de aposentadoria e como solicitar?
Veja quais as formas e regras após a Reforma da PrevidênciaVocê sabia que existem diferentes tipos de aposentadoria do INSS? Pois é, para diferentes contextos, existem soluções distintas dentro do sistema da Previdência Social.
Isso, evidentemente, falando em termos de aposentadoria pública, sem mencionar as possibilidades de Previdência Privada.
Portanto, se você começou a se planejar, precisa saber como funcionam esses diferentes tipos de aposentadoria do INSS, quais os requisitos de cada uma e qual é a melhor opção para você.
Continue lendo e confira as opções.
Quais são os tipos de aposentadoria no Brasil?
-
Aposentadoria por tempo de contribuição
Para se aposentar nessa modalidade o contribuinte precisa ter recolhido valores à Previdência Social (INSS) por um tempo determinado, ao longo da jornada de trabalho.
A partir do dia 31 de dezembro de 2018 ela mudou e passou a ser mista, levando em consideração a soma entre a idade do contribuinte e o tempo de contribuição.
Em 31/12/18 a soma deveria ser 85/95 (85 pontos para mulheres e 95 pontos para os homens). Anualmente, conforme a lei, a soma com a pontuação mínima aumenta.
-
Aposentadoria especial por tempo de contribuição
Somente podem se aposentar por essa modalidade os trabalhadores que tenham sido expostos a agentes nocivos em suas atividades laborais.
Essa é uma forma especial de se aposentar por considerar que o trabalhador pode parar suas atividades de forma adiantada por ter tido maior desgaste durante o tempo de serviço.
O tempo de contribuição depende do agente nocivo ao qual o colaborador esteve exposto. Pode ser de 15 a 25 anos. É crucial que o trabalho seja prestado por pelo menos 180 meses (15 anos) sob esse tipo de agente.
-
Aposentadoria por idade
Esta modalidade após a Reforma ficou assim estabelecida:
- 65 anos e 20 anos de contribuição, para os homens;
- 62 anos e 15 anos de contribuição, para as mulheres.
-
Aposentadoria por invalidez
Se aposenta por essa modalidade quem seja atingido por lesão ou doença que o impeça de prestar serviços enquanto trabalhador.
A natureza dessas lesões pode ser física ou psíquica. Outro fator importante é que por invalidez é antecedido por afastamento do trabalhador por auxílio-doença ou auxílio-acidente.
A ausência de recuperação total ou de forma a prestar serviços permite que ele se aposente por invalidez. Isso somente é possível após direcionamento do segurado para tal e pelo reconhecimento do pedido pelo médico perito do INSS.
-
Aposentadoria para deficiente e idosos
O último tipo é para pessoas com deficiência e para idosos. Ela é paga mesmo que o indivíduo jamais tenha contribuído à Previdência Social. Para isso é necessário demonstrar que o cidadão possui baixa renda. A partir disso é possível receber um valor mensal do INSS.
Como solicitar a aposentadoria?
Para abrir o processo de aposentadoria junto ao INSS, você pode ligar para o número 135 ou pela internet. Basta seguir os passos de como solicitar o benefício:
Entrar no site Meu INSS (necessário criar uma conta para ter acesso aos serviços disponíveis). Escolher a opção “Pedir Aposentadoria”. Será necessário escolher o tipo de aposentadoria que deseja.
O INSS irá solicitar uma atualização do cadastro. É necessária muita atenção nessa parte para conferir os dados e atualizar o que for necessário.
Selecione uma agência do INSS mais próxima da sua residência e escolher o local para recebimento do benefício. O último passo é revisar o pedido e confirmar. Gera-se um comprovante que deve-se guardar.