É falso que mães foram proibidas de receber o Bolsa Família
Informação falsa que circula na internet diz que mães chefes de família teriam sido proibidas pelo governo federal de receberem o Bolsa FamíliaUm vídeo que circula na internet com informações falsas está preocupando brasileiros de todas as regiões do país. A postagem afirma que o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, teria decidido excluir mães chefes de família do programa Bolsa Família nesta no último dia 2 de agosto.
A informação, no entanto, não passa de uma fake news. Segundo o Ministério, nenhuma mudança neste sentido foi realizada no dia 2 de agosto deste ano pela pasta. Assim, não há nenhum impedimento para que uma mãe chefe de família possa receber o Bolsa Família, desde que ela cumpra as regras de seleção.
O vídeo
O vídeo falso que circula nas redes sociais foi publicado inicialmente no Kway, e já tem milhares de compartilhamentos. Na publicação, uma mulher diz que o governo teria decidido acabar com o benefício para as mulheres chefes de família, e que a decisão teria sido tomada no último dia 2 de agosto.
No mesmo vídeo, a mulher em questão afirma que a decisão faria parte de um sistema de pente-fino que o governo federal estaria usando para excluir as pessoas que estão no programa de maneira irregular.
O que é verdade sobre o Bolsa Família
Como dito, o vídeo trabalha com informações falsas. Não há nenhum impedimento para que uma mãe chefe de família receba o dinheiro do Bolsa Família. Desde que ela esteja dentro das regras de seleção, ela pode receber o benefício.
Atualmente, o Bolsa Família faz apenas duas exigências de seleção:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal;
- Ter uma renda per capita de até R$ 218.
Caso o cidadão respeite as duas regras acima, ele está elegível para o recebimento do Bolsa Família, independente de ser uma mãe chefe de família ou não.
Mas eu posso ser excluído?
Sim. Assim como qualquer programa social, o governo federal também realiza um processo de pente-fino no Bolsa Família. Assim, qualquer pessoa pode ser excluída do programa a qualquer momento. Até mesmo as mães chefes de família.
A exclusão, no entanto, não vai ocorrer por causa desta condição, mas por algum erro que o Ministério do Desenvolvimento Social pode ter percebido em uma outra informação.
Bolsa Família em agosto
Para este mês de agosto, os repasses do Bolsa Família serão iniciados no dia 18. Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 21 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de agosto (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 28 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de agosto (quinta-feira).