Solicitação do INSS está pendente? Veja como resolver
Entenda o que é o acerto pós-perícia e o que o INSS recomendaApós a perícia médica, o INSS tem até às 21h do dia em que mesma ocorreu para dar uma resposta ao segurado. Na grande maioria dos casos isso não acontece. Esse procedimento chama-se de Acerto pós-perícia.
A perícia médica destina-se aos segurados que solicitam auxílio-doença, auxílio por incapacidade e BPC, por exemplo. O acerto pós-perícia INSS é adotado para regularizar pendências do segurado antes da concessão do benefício.
Vamos falar mais sobre esse tema e como resolver.
O que é o acerto pós-perícia?
O acerto pós-perícia destina-se aos segurados que fizeram perícia médica e estão aguardando a concessão de benefícios previdenciários. É um procedimento que deve ocorrer de forma automática, até às 21h do mesmo dia em que a perícia aconteceu.
Isso para que possíveis pendências e informações incompletas dos segurados sejam regularizadas e o pedido do benefício seja concluído.
Qual o objetivo do acerto pós-perícia?
O acerto pós-perícia possui algumas funções, entre elas: regularizar dados cadastrais do segurado; regularizar dados de vínculos e remunerações; e análise da qualidade de segurado especial, no caso de trabalhador rural.
De maneira geral, ele serve para regularizar pendências após a realização do exame pericial para a concessão do benefício previdenciário necessário.
Como o INSS está agindo nestes casos?
Para os casos das solicitações do auxílio-doença, o INSS comunicou que caso não saia o resultado, pode ter ocorrido pendência por cadastro desatualizado quanto a vínculos empregatícios ou informações pessoais.
Sendo assim, a situação pode ter solução com o agendamento do serviço “Acerto pós-perícia” pelo telefone 135.
Assim, é importante que o requerente acompanhe o site ou aplicativo Meu INSS e o e-mail cadastrado para receber mensagens com a tramitação do pedido.
Dessa forma, fica ciente de eventuais necessidades de acerto de dados cadastrais, seja anexando confirmação de vínculo empregatício ou de atividade rural, no caso dos segurados especiais.