Lula elogia taxação de riscos: “Justa e necessária”
Presidente assinou nova Medida Provisória sobre taxação dos mais ricos nesta segunda, 28. Hoje, ele elogiou a proposta e pediu apoio do CongressoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou a ideia do seu governo de aumentar a taxação dos mais ricos e diminuir a dos mais pobres. Nesta segunda-feira (28), o petista assinou uma Medida Provisória (MP) sobre o tema.
O documento prevê uma alíquota de algo entre 15% e 20% sobre o lucro dos fundos dos super ricos. A medida poderá gerar uma arrecadação de R$ 24 bilhões até o final de 2026. Como se trata de uma Medida Provisória, a nova regra já está valendo oficialmente.
O que disse Lula
“Aqui no Brasil, quem paga mais é o mais pobre. O mais pobre paga mais imposto de renda do que o dono do banco, porque só desconta mesmo de quem vive de salário. As pessoas que vivem de rendimento, as pessoas que recebem lucro no final do ano, terminam não pagando imposto de renda”, disse Lula.
“Então, o que nós fizemos é uma coisa justa, sensata, que eu espero que o Congresso Nacional, de forma madura, ao invés de proteger os mais ricos, proteja os mais pobres”, completou o presidente em uma live transmitida na manhã desta terça-feira (29) em suas redes sociais.
Vale lembrar que a MP já tem força de lei, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional dentro de um intervalo de até 120 dias para começar a valer de fato. A expectativa é de que o poder legislativo ofereça resistências ao governo no processo de aprovação desta matéria.
Além da taxação
Também na segunda-feira (28), o presidente sancionou a Medida Provisória (MP) que eleva o valor do salário mínimo para os próximos anos. Entre outros pontos, o documento estabelece a criação de um plano nacional de valorização do salário mínimo.
A partir de 2024, o valor do piso será definido por duas variáveis. São elas:
- A inflação do ano anterior;
- O Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
Com este formato, o valor do salário mínimo será sempre elevado de maneira real, de modo que os trabalhadores tenham sempre um aumento no poder de compra.
“Na medida que a economia cresça, esse crescimento será repartido com o povo trabalhador, e isso é que vai permitir que a gente possa utilizar a palavra ‘que estamos começando a distribuir a riqueza do crescimento desse país”, disse Lula em sua live.
“Se a gente tiver isso por vários anos, a gente pode transformar a sociedade brasileira em uma sociedade com melhor qualidade de vida”, afirmou o presidente.