NIS, NIT, PIS e Pasep: você sabe seus significados? Entenda

Trata-se de siglas muitos importantes para o trabalhador obter seus direitos
- Anúncio -

A primeira coisa que você precisa saber é o significado de cada uma dessas siglas. Ou seja, o que significa NIS, NIT, PIS e PASEP?

Você vai perceber que o próprio significado dessas siglas já explica o que cada uma delas é. Vamos lá?

O que é NIS?

NIS significa Número de Identificação Social. É um número utilizado para identificar os beneficiários de programas sociais e de benefícios sociais no Brasil, como o Bolsa Família e o seguro-desemprego, entre outros.

O NIS é atribuído pela Caixa Econômica Federal e pode ser gerado a partir do PIS, PASEP ou NIT. Portanto, se você já possui PIS, PASEP ou NIT, esse será o número do seu NIS.

Caso contrário, a Caixa Econômica Federal realizará a atribuição de um número específico.

O que é NIT?

NIT significa Número de Identificação do Trabalhador. É um número utilizado para identificar os trabalhadores no sistema da Previdência Social.

O NIT é utilizado para registrar as contribuições previdenciárias, especialmente para os contribuintes individuais e facultativos, e acompanhar o histórico de trabalho do indivíduo. Para obter um número de NIT, você deve fazer a sua inscrição no INSS

Todavia, caso você já possua um número de inscrição no NIS, PIS ou PASEP, esse será o número do seu NIT e poderá ser utilizado para contribuir com a Previdência Social.

O que é PIS?

PIS significa Programa de Integração Social. É um programa que visa a integração do empregado no desenvolvimento da empresa.

O PIS destina-se aos trabalhadores da iniciativa privada e está sob administração da Caixa Econômica Federal. O número do PIS ocorre no primeiro emprego, sendo a empresa contratante responsável por cadastrá-lo por meio do Documento de Cadastramento do NIS (DCN).

Porém, caso o trabalhador já possua um número de inscrição no NIS, NIT ou PASEP, esse será o número do seu PIS.

O que é PASEP?

PASEP significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. É um programa semelhante ao PIS, porém destinado aos servidores públicos. O PASEP está sob administração do Banco do Brasil.

O número do PASEP é atribuído no primeiro vínculo com o serviço público, sendo o respectivo órgão público responsável por seu cadastramento. Porém, caso já possua um número de inscrição no NIS, PIS ou NIT, esse será o número do seu PASEP.

Qual a diferença entre NIS, NIT, PIS e PASEP?

A diferença entre NIS, NIT, PIS e PASEP está na forma de criação desse número. O NIS tem atribuição pela Caixa Econômica Federal para identificar os beneficiários de programas sociais e de benefícios sociais. 

Já o NIT gera-se com a inscrição na Previdência Social.

Por sua vez, o PIS ocorre no primeiro emprego, sendo a empresa contratante responsável por cadastrá-lo.

Por fim, o PASEP ocorre no primeiro vínculo com o serviço público, sendo o respectivo órgão público responsável por cadastrá-lo.

Porém, no fim das contas, NIS, NIT, PIS e PASEP devem ter o mesmo número. Ou seja, se uma pessoa já tem um número de NIS, pode usá-lo para o NIT, PIS e PASEP.

Como consultar o número do meu NIS, NIT, PIS e PASEP?

Assim, há diversas formas de consultar o número do seu NIS, NIT, PIS e PASEP:

 

  1.  MEU INSS;
  2.  Site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
  3.  Telefone do INSS 135 ;
  4.  Documentos pessoais (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, cartão  do Bolsa Família, Cartão do Cidadão, Guia da Previdência Social);
  5.  Aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  6.  Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
  7.  Telefone da Caixa Econômica Federal;
  8.  Site da Caixa Econômica Federal;
  9.  Aplicativo Caixa Trabalhador; e
  10.  Aplicativo FGTS.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis