Receita paga nesta quinta (31) restituição do IR. Veja se está na lista!
Este é o penúltimo lote de restituição. Veja como consultarO 4º e penúltimo lote de restituição do Imposto de renda será pago na nesta quinta-feira (31). Ao todo, 6.118.310 contribuintes serão contemplados nesta etapa, na qual a Receita vai transferir R$ 7,5 bilhões.
Diferentemente dos primeiros lotes, compostos sobretudo por contribuintes prioritários e por pessoas que fizeram a declaração pré-preenchida ou escolheram a restituição via Pix, 94% do 4º lote é composto por contribuintes não prioritários.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não receba o crédito (como, por exemplo, por desativação da conta informada) o valor fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesses casos, é necessário reagendar o crédito da restituição pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Quem está com a declaração processada e em fila de restituição mas ainda não foi contemplado no 4º lote deve receber o valor no 5º e último lote, que será pago no dia 29 de setembro.
No 4º lote, 5,7 milhão de contribuintes não prioritários serão contemplados com a distribuição de R$ 6,6 bilhões, já que entregaram a declaração até o dia 29 de maio deste ano.
Como consultar a restituição?
Para consultar se vai receber a restituição, basta acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível conferir pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
O que é a restituição do Imposto de Renda?
A Receita Federal fica responsável em realizar um cálculo para verificar se o contribuinte pagou a quantidade de imposto necessária ao Fisco. A análise leva em consideração os ganhos e despesas do mesmo.
Quando é constatado que o contribuinte pagou um valor menor do que é devido, ele precisa pagar a diferença à Receita. Já quando ele paga mais imposto do que o necessário, tem saldo a ser devolvido e pode resgatá-lo. A isso é chamado de restituição.