BPC: veja o que fazer para não perder benefício
Cidadão que já recebe BPC precisa tomar alguns cuidados para não correr o risco de perder o benefício. Veja as dicas do ministério sobre para os usuáriosQuem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sabe a importância deste saldo. O pagamento pode parecer pequeno, mas costuma fazer diferença na vida de milhões de brasileiros atualmente. Neste sentido, é muito importante tomar cuidado para não ser excluído do benefício.
Atualmente, o BPC/Loas atende dois grupos sociais. São eles:
- Idosos com mais de 65 anos;
- Pessoas com algum grau de deficiência física e/ou intelectual.
Para ter direito ao BPC, é importante que o cidadão tenha uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico, e tenha uma renda per capita de até um quarto do salário mínimo, ou seja, R$ 330 considerando os valores de 2023.
Como não perder o BPC
Nesta semana, o INSS lançou uma nota lembrando a importância de manter o Cadúnico atualizado. Quem está com este sistema desatualizado, corre sérios riscos de ser excluído do programa assistencial.
Em regra geral, o Cadúnico precisa de atualização em duas ocasiões:
- Mudança estrutural
Quando a sua família passa por uma mudança estrutural, o Cadúnico precisa ser atualizado. Estamos falando de casos como mortes, nascimentos, alteração de endereço e até mesmo mudança na escola das crianças. Quando casos como estes ocorrem, é preciso atualizar a informação no cadastro único.
- Por tempo
Sua família não passou por nenhuma mudança estrutural? Mesmo neste caso é preciso atualizar o Cadúnico ao menos uma vez a cada dois anos. Para famílias que fazem parte de programas como o BPC, a dica é atualizar ao menos uma vez por ano.
Como atualizar o Cadúnico
O Cadúnico é uma espécie de lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Quem ainda não está nesta lista, precisa procurar a prefeitura da sua cidade para realizar a entrada.
Já as pessoas que estão no Cadúnico e desejam atualizar o sistema para não correr risco de perder o BPC, precisam realizar esta atualização em local também indicado pela prefeitura da sua cidade. Na maioria dos casos, este processo ocorre nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
“O responsável familiar que precisa alterar os dados deve se dirigir a um posto de atendimento do Cadastro Único ou Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo”, diz o INSS por meio de nota.
“É importante levar os documentos de todas as pessoas da família, principalmente os CPFs, e estar com um comprovante de residência, preferencialmente a conta de luz”, completa a autarquia.