Calendário do INSS de setembro: governo libera as datas
Quem tem NIS final 1 já poderá receber no próximo dia 25. Confira calendário completoO calendário relativo ao pagamento dos benefícios do INSS para o mês de setembro já tem as datas para os segurados. Segundo informações do Ministério da Previdência Social, 37 milhões de pessoas que recebem aposentadorias e pensões estão programadas para receber seus pagamentos em 2023.
O valor mínimo dos benefícios aumentou durante o calendário de 2023, junto com o aumento do salário mínimo. Se nos primeiros meses o piso era de R$ 1.302, hoje é de R$ 1.320.
No entanto, o aumento não afetou os valores dos benefícios do INSS acima do mínimo, já que esse reajuste é feito de acordo com a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)
As datas de pagamento são determinadas de acordo com o montante do benefício: os pagamentos para aqueles que recebem até um salário mínimo serão efetuados em datas distintas em relação aos depósitos destinados aos beneficiários que têm uma renda mensal superior ao salário mínimo nacional.
Calendário de pagamentos de setembro do INSS
Confira, abaixo, as datas de pagamento do INSS referentes a setembro:
Até 1 salário mínimo:
- Final 1: 25 de setembro;
- Final 2: 26 de setembro;
- Final 3: 27 de setembro;
- Final 4: 28 de setembro;
- Final 5: 29 de setembro;
- Final 6: 2 de outubro;
- Final 7: 3 de outubro;
- Final 8: 4 de outubro;
- Final 9: 5 de outubro;
- Final 0: 6 de outubro.
Acima de 1 salário mínimo:
- Final 1 e 6: 2 de outubro;
- Final 2 e 7: 3 de outubro;
- Final 3 e 8: 4 de outubro;
- Final 4 e 9: 5 de outubro;
- Final 5 e 0: 6 de outubro.
Como consultar
Para verificar a data de pagamento, você pode simplesmente consultar o número final do cartão de benefício, excluindo o último dígito verificador após o traço.
No exemplo dado, se o número do cartão for 123456789-0, você deve considerar o número 9 como o dígito final para determinar a data de pagamento.
Para os beneficiários com histórico de recebimento, a data de pagamento seguirá o padrão habitual.
Portanto, anote na sua agenda e se prepare para receber seus proventos na data correta.