SISU 2021 do segundo semestre: confira calendário oficial
O SISU leva como base a nota do aluno no ENEM para realizar a seleção. Para isso, é necessário que o concurseiro não tenha zerado a redação e tenha a média de 400 pontos. É um programa criado pelo governo federal para aqueles que desejam ir para universidades federais.
Em suma, a inscrição deve ocorrer do dia 03 a 06 de agosto e os resultados saem no dia 10 do mesmo mês. O site permite que o estudante veja a sua nota de corte e compare com a mínima. Dessa forma, se ver que não alcançou o mínimo solicitado, ele pode fazer a troca enquanto está com as inscrições abertas.
A maior parte das universidades públicas e federais contam com a entrada através de SISU, seja como forma total ou parcial dos ingressos.
No dia 18 de agosto ocorre a liberação das datas dos aprovados na segunda chamada. Ou seja, quando alguém da primeira chamada desiste da vaga e não finaliza a matrícula e sobram vagas para outras pessoas.
Além do SISU, onde posso usar minha nota do ENEM?
Além do SISU, que permite entrar em universidades públicas no Brasil, o aluno também pode usar a nota do ENEM para financiar uma graduação privada. Para isso, também é necessário que não tenha tirado zero na redação.
O financiamento é realizado a juros baixos e quase nulos: o pagamento das parcelas começa somente depois que o aluno se formou na graduação.
Essa é uma das melhores alternativas para os alunos que não possuem condições financeiras de trabalhar e pagar a graduação devido ao valor ou salário baixo.
EDITAL
Em suma, o edital do SISU foi publicado através do Diário Oficial da União, DOU, no dia 23 de junho de 2021 e pode ser acessado ao clicar aqui. De acordo com o DOU, o candidato pode se inscrever em até dois cursos.