Nova fase do Desenrola atinge número surpreendente. Veja
Nova fase do programa Desenrola atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em 10 dias, etapa alcançou grande marcaA nova fase do programa Desenrola já atingiu a marca de R$ 1,03 bilhão em descontos desde que foi lançada, há 10 dias. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo, que teve acesso aos números através do Ministério da Fazenda, pasta responsável pelo projeto.
Lançada no dia 9 de outubro, a nova fase do Desenrola atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Podem negociar as suas dívidas os seguintes grupos:
- pessoas que tenham renda per capita de até dois salários mínimos; e
- que tenham dívidas de até R$ 5 mil; e
- que tenham contraído esta dívida até o dia 31 de dezembro do ano passado.
Pessoas que estão dentro do sistema do Cadúnico do governo federal, e que fazem parte de programas sociais como Bolsa Família, Auxílio-gás nacional e Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo, também podem renegociar suas dívidas nesta nova etapa.
Os números da nova fase do Desenrola
Segundo o Ministério da Fazenda, a plataforma do Desenrola chegou a registrar um pico de 50 mil usuários conectados ao mesmo tempo. O app oficial do programa já pode ser baixado no celular através da loja oficial do seu aparelho.
Vale frisar que a nova etapa do Desenrola deverá seguir até o final deste ano. Assim, quem ainda não negociou a sua dívida, ainda tem um certo tempo para conseguir realizar este procedimento e sair da inadimplência.
Quem quiser negociar a sua dívida à vista, poderá ter descontos de mais de 80% do valor. Pessoas que desejam se livrar do débito também poderá parcelar o montante em até 60 meses, com juros de até 1,99% ao mês.
Entrando no app
Como realizar o cadastro
Quem já tem uma conta gov.br, não precisa se preocupar. Basta usar o seu login e senha para entrar no aplicativo do Desenrola. Por outro lado, quem ainda não tem, precisa começar a se preparar. A boa notícia é que não é nada difícil criar esta conta, e também não é preciso sair de casa para realizar o procedimento em questão.
- Acesse o site do governo;
- Selecione a opção “entrar com gov.br”
- Digite seu CPF e clique em “continuar”;
- Leia, aceite os termos e clique em “Continuar”;
- Aponte um dos bancos para criar a conta ou clique em “Tentar de outra forma”, caso você não possua conta em banco ou não queira utilizá-la;
- Preencha o formulário com seus dados, que podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. O cadastro também pode ser realizado em uma Agência do INSS ou nos postos do Senatran. Esse formulário, no entanto, só permite o nível Bronze (veja abaixo como aumentar o nível da conta gov.br);
- A plataforma vai enviar um código, que pode ser recebido via e-mail ou celular. Digite-o no local indicado;
- Crie uma senha que atenda os critérios exigidos;
- Com isso, já é possível fazer o login com a conta gov.br em outros serviços.