Auxílio-gás: o que preciso fazer para receber em dezembro
Governo Federal não está pagando o Auxílio-gás nacional em novembro, mas já confirmou que repasses serão retomados em dezembroNesta semana, o governo federal está seguindo com mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família. Nesta quarta-feira (22), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 4. O dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã.
Para surpresa de muita gente, neste mês de novembro não estão sendo realizados repasses do Auxílio-gás nacional. O programa que faz pagamentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social não está fazendo nenhum repasse neste mês.
Isso acontece porque o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Como a última liberação foi realizada em outubro, a próxima só deve cair na conta dos usuários no mês de dezembro.
Datas dos pagamentos
A boa notícia é que o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, já divulgou o calendário completo de pagamentos do programa social para o próximo mês de dezembro. Assim, os usuários já poderão começar a se preparar para as liberações.
Assim como nos meses anteriores, será preciso se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando o benefício será depositado em sua conta. Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de repasses:
- Usuários com NIS final 1: 12 de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 2: 13 de dezembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 14 de dezembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 15 de dezembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 18 de dezembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 6: 19 de de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 7: 20 de dezembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 21 de dezembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 22 de dezembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 23 de dezembro (sábado).
O que fazer para entrar no Auxílio-gás
Para ter direito ao Auxílio-gás nacional é preciso ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal. Para além disso, é preciso ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 660 por mês.
Por fim, também é importante residir com ao menos uma pessoa que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Com base nestas informações, é possível afirmar que o cidadão que deseja entrar no Auxílio-gás nacional em dezembro precisa atentar no Cadúnico. Quem não está nesta lista, precisa entrar o quanto antes, e quem já está, precisa manter os dados atualizados.
Atualmente, pouco mais de 5 milhões de pessoas fazem parte do Auxílio-gás nacional.