Argentina: Milei pretende mexer no Imposto de Renda

Novo presidente da Argentina, Javier Milei sinalizou que vai mexer no Imposto de Renda e também nas regras de aposentadoria em breve
- Anúncio -

O novo presidente da Argentina, Javier Milei anunciou nesta semana uma série de medidas econômicas para tentar salvar o país vizinho do caos inflacionário. Em breve, um segundo pacote de propostas deve ser apresentado ao grande público.

E é justamente neste segundo pacote que Milei pode mexer em pontos considerados cruciais na vida de milhões de argentinos. Estamos falando do Imposto de Renda, e também da aposentadoria. Há um temor de que as medias possam causar problemas para uma boa parcela da população.

Imposto de Renda

Como dito, o segundo pacote de mudanças ainda não foi confirmado e anunciado na prática. Mas alguns pontos já estão claros. Um deles, por exemplo, é que o novo ministro da economia, Luís Caputo, deve desfazer o alívio no Imposto de Renda.

Este alívio emergencial foi aprovado no Congresso argentino há pouco mais de um mês.

Aposentadorias

Para além disso, ele também deverá realizar mudanças na atual fórmula de correção de aposentadorias e pensões do país vizinho. Esta é uma informação que foi confirmada por fontes ouvidas pelo portal Clarín.

Queda do piso

As medidas que estão sendo anunciadas pelo governo Milei estão causando forte impacto no mercado interno. O peso argentino, por exemplo, desabou mais de 54% na abertura do pregão desta quarta-feira (13).

No início do dia, o dólar era vendido a nada menos do que 800 pesos. No fechamento anterior, este patamar foi de 366,5 pesos.

“Essas ações iniciais audaciosas têm como objetivo melhorar significativamente as finanças públicas de maneira a proteger os mais vulneráveis na sociedade e fortalecer o regime de câmbio”, disse o Ministério da Economia.

“Sua implementação decisiva ajudará a estabilizar a economia e estabelecerá as bases para um crescimento mais sustentável liderado pelo setor privado”, completou o órgão por meio de nota.

Imposto de Renda no Brasil

No Brasil, a discussão envolvendo mudanças no Imposto de Renda é contrária. Por aqui, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segue prometendo que pode elevar a isenção de pagamento para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil.

Desde que assumiu o poder, há pouco menos de um ano, Lula já conseguiu aumentar um pouco a faixa de isenção do Imposto de Renda, passando a abarcar trabalhadores que ganham até R$ 2,6 mil, ou seja dois salários mínimos.

Uma nova reforma do Imposto de Renda também está sendo preparada dentro do Ministério da Fazenda, e deverá começar a ser discutida no congresso nacional no ano de 2024.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis